Sarau revive clima da Semana de Arte Moderna

Por: Redação

“Povo Lindo, povo inteligente!” é o nome do documentário que retrata o sarau mais famoso, dos últimos tempos, na cidade de São Paulo. Ele não acontece em nenhuma universidade, nem em ambiente freqüentado por intelectuais. O sarau rola mesmo é no bar do Zé Batidão, periferia da zona sul, região que até então ganhava as páginas dos jornais pelos altos índices de violência.

Assista ao clipe
http://www.vimeo.com/2163325

Lançado hoje, o documentário mostra que nos bairros do Capão Redondo, Jardim Ângela e São Luís a produção cultural também fervilha. Batizado de Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), esse movimento rompe com os aspectos tradicionais, sendo uma espécie do movimento que tivemos na década de 20 encabeçado pelos modernistas, mas desta vez, não provêem da elite intelectual e sim da periferia.

Noite de quarta-feira no cooperifa

Toda quarta-feira um grupo de poetas se reúne no bar para declamar poesias. Senhores, jovens e crianças enchem o lugar que, dependendo do dia, se torna pequeno, tendo que fazer da calçada e da rua uma extensão do local, para que através da grade o público possa apreciar mais um poema que, pela boca de algum morador, ganha vida.

Há seis anos essa produção cultural não pára. O documentário mostra isso muito bem. Dirigido por Sérgio Gagliardi e Mauricio Falcão, o filme reúne depoimentos de participantes como um funileiro, um motorista, um vigia, um taxista, uma secretária e um professor que se encontram semanalmente na Cooperifa. Todos juntos mantêm vivo a criação popular e o verdadeiro espírito do sarau.

Sabe o que é sarau?
sarau – sa.rau sm (cast sarao) 1 Reunião festiva, em casa particular, em clube ou teatro, em que se passa a noite dançando, jogando, tocando etc. 2 Concerto musical de noite. 3 Reunião de pessoas amantes das letras, para recitação e audição de trabalhos em prosa ou verso. (Fonte: Dicionário Michaelis)