O Universo Multicultural das HQ’s

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso preparou uma semana especial com palestras e exposição sobre HQ’s. Os interessados devem se inscrever na recepção.

Curadoria: Gazy Andraus (doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e pesquisador do Observatório de HQ da USP.
Parceria: Centro Cultural da Espanha.

Confira a programação:

[tab:Palestras]
Quadrinhos como manifestação artística

Debate entre Gazy Andraus (curador do evento) e Gualberto Costa “Gual” (criador do troféu HQ-MIX e diretor da Associação dos Cartunistas do Brasil).
Os convidados abordam a integração entre a imagem e as palavras e entre criatividade e a lógica, dentro do processo da elaboração das histórias em quadrinhos. Tratam, também, da questão da autoria e do trabalho em conjunto.
Data: 13/2, às 16h30

As HQtrônicas na internet
Oficina com Edgar Franco (quadrinista e artista multimídia, criador do projeto musical Posthuman Tantra) e Cadu Simões (quadrinista, editor da revista Garagem Hermética).
A atividade enfoca a atual produção de quadrinhos na internet (quadrinhos on-line, webcomics ou hqtrônicas), demonstrando as ferramentas utilizadas para a publicação, como blogs e sites específicos, e evidenciando os principais modelos de negócios nesse novo mercado.
Data: 14/2, às 14h

HQtrônicas e a divulgação na internet
Debate entre Edgar Franco (veja acima) e Anselmo Gimenez (mestre na área de Artes Visuais pela Unesp).
Os profissionais falam das HQs nos meios eletrônicos como alternativa ao meio impresso.
Data: 14/2, às 16h

Da idéia ao roteiro
Oficina com Daniel Esteves (professor de roteiro, história em quadrinhos, mangá e diretor da Escola Hqemfoco).
A atividade trata do processo de construção de uma história, desde a elaboração de uma proposta específica até o desenvolvimento de uma trama e de personagens interessantes para o público.
Data: 15/2, às 13h30

Diálogos: Francisco Marcatti Jr.
Considerado o mais importante autor de quadrinhos underground do Brasil, Marcatti Jr. é o convidado do projeto Diálogos para falar de sua trajetória. Publicando desde 1977, lançou obras relevantes como os livros Mariposa e A relíquia (adaptação da obra homônima de Eça de Queiroz), ambos lançados pela Conrad Editora.
Data: 15/2, às 16h

Mangá
Oficina com Harriot Junior (roteirista da revista TokyoAk e um dos editores da publicação independente Cão).
A atividade trata desse estilo de quadrinhos japonês e do software utilizado no Japão para sua confecção.
Data: 17/2, às 15h

Mangá – Cultra Nipo-Brasileira
Debate entre Patrícia M. Borges (professora e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP) e Selma Meireles (pesquisadora do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, com ênfase no estudo de mangás).
A conversa trata da indústria do mangá, suas interações com outros produtos culturais no Japão e do interesse que desperta nos brasileiros.
Data: 17/2, às 17h30

A questão do preconceito racial nas HQ’s
Palestra com Nobuyoshi Chinen (ex-redator da seção de HQ’s VuptVaptPum do jornal Valeparaibano e colaborador em livros como Hentai – A sedução do mangá).
A atividade aborda o uso do exagero nos traços físicos e o tratamento debochado de hábitos e costumes peculiares.
Data: 18/2, às 15h

O universo feminino nas HQ’s
Palestra com Patrícia M. Borges (professora e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP).
A convidada fala das autoras, leitoras e personagens femininas bravas e sensuais das HQs, como Rê-Bordosa, Valentina e Mônica.
Data: 18/2, às 17h30

Caricatura digital
Oficina com Rodrigo Nogueira (artista gráfico, arte-finalista e ilustrador 2D).
Os participantes aprendem a transformar fotografias em caricaturas utilizando o programa Gimp, de fácil manipulação de imagem.
Data: 19 e 20/2, às 14h

Charge, cartum e caricatura
Oficina com Bira Dantas (cartunista, ilustrador e chargista, vencedor de vários prêmios em salões de humor nacionais e internacionais).
Atividade que aborda as diferenças entre esses três gêneros, apresentando uma introdução à história da charge e dicas para se desenvolver caricaturas.
Data: 19/2, às 16h

Criação e roteiro de HQ comercial de forma autoral
Oficina com Laudo Ferreira (ilustrador, realizou diversos trabalhos como A voz do louco, série de tiras publicada em jornais portugueses de Algarve e Portimão).
Atividade que aborda a possibilidade de criação de histórias em quadrinhos dentro de uma proposta pré-estabelecida, atendendo ao anseio do solicitante, neste caso a editora, e ao anseio artístico do desenhista/roteirista.
Data: 20/2, às 16h

Blog de HQ – Divulgação
Debate entre Paulo Ramos (jornalista, co-autor do livro Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula e criador do Blog dos Quadrinhos) e Renato Lebeau (designer gráfico).
A proposta desta conversa é discutir a importância dos blogs como meio de divulgação das histórias em quadrinhos.
Data: 20/2, às 19h

Exposição
Lanza em astillero – O cavaleiro Dom Quixote e outras suas tristes figuras

Paralelamente à Semana Temática, ocorre esta exposição de quadrinhos contemporâneos.
A exposição reúne alguns dos artistas quadrinistas mais expressivos da Espanha. São 22 painéis, inspirados no romance Dom Quixote de La Mancha, com visões bem particulares de diversas passagens da novela de Miguel de Cervantes.
Data: de 3 a 28/2. De terça feira a sábado, das 10h as 20h. Domingos, das 10h às 18h.

Por Redação