Avenida Paulista vira praia e ganhar sala de estar

Nos dias 21 e 22, a avenida Paulista será transformada em uma “praia” e “sala de estar” a fim de chamar a atenção das pessoas para o Dia Mundial Sem Carro, que este ano cai no sábado, 22.

Durante toda a semana, marcada como “Semana da Mobilidade”, diversas ações estão sendo realizadas a fim de fazerem as pessoas refletirem sobre a vida nas cidades, especialmente sobre questões relacionadas ao transporte urbano: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes.

Veja a cartilha Akatu para o Uso consciente do transporte

Dia21 – Vaga Viva e Sala de Estar

Ação tradicional da Semana da Mobilidade, a Vaga Viva deste ano vai ocupar uma parte da rua, local tradicionalmente invadido pelos carros, e transformar em uma “sala de estar no meio do mato em plena Paulista”. Durante todo o dia conversas, música, jogos, café, leituras e local de descanso convidarão quem passa por ali a sentir e olhar de um jeito diferente a rua e os espaços públicos – hoje cristalizados como lugares apenas destinados a veículos.

No local também terá um Varal de Ideias para provocar as pessoas a pensar sobre estilos de vida mais sustentáveis e a cidade que queremos construir.

– Quando: 21/9, sexta, das 8h às 18h.

– Onde: Rua Padre João Manuel, ao lado do Conjunto Nacional, quase na esquina com a Av. Paulista.

Dia 22 – Praia na Paulista

Com uma proposta lúdica e divertida, a Praia na Paulista ocupará a Praça do Ciclista no Dia Mundial sem Carro com tendas e atividades durante todo o dia. Terá jogos sobre consumo consciente e estilos de vida mais sustentáveis, além de distribuir materiais sobre o uso consciente de transporte.

– Quando: 22/9, sábado, das 8h às 17h.

– Onde: Praça do Ciclista. Av. Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação

Atividade do Akatu: na Tenda 4, das 9h30 às 11h.

Por Redação