Bolo do Bixiga: tradição resgatada para o aniversário de SP

Todos são convidados a levarem um bolinho para incrementar a tradição do Bolo do Bixiga

25 de janeiro de 2019

Das 9h às 15h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

No dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 465 anos e o bairro do Bixiga celebra essa data em homenagem a todos os trabalhadores que fazem dessa cidade o seu lugar de moradia e sustento. Para a celebração, o tradicional (e grande!) Bolo do Bixiga não pode faltar.

Então, anota na agenda: no próximo feriado, das 9h às 15h, acontece a festa bairrista para o aniversário da cidade na Rua Rui Barbosa.

Comunidade do Bixiga enfeita o maior bolo comunitário do mundo!
Créditos: divulgação
Comunidade do Bixiga enfeita o maior bolo comunitário do mundo!

Como a festa não tem mais patrocinadores (as empresas pararam de patrocinar após um programa “humorístico” de TV promover uma guerra de bolos, em 2008), a organização pede para que os convidados levem seu bolo simples para participar e ajudar aumentar a metragem, que hoje já não acompanha a idade de São Paulo.

A única exigência dos organizadores é que o doce tenha, de preferência, cobertura branca por cima para padronizar.

História do Bolo do Bixiga

O primeiro bolo foi feito em 1986, no aniversário de 432 anos de São Paulo. Uma das personalidades do bairro, Armandinho Puglisi foi o inventor da ideia que uniu todo o Bixiga na confecção, já que não haviam patrocinadores na época. A festa foi tomando proporções absurdas, junto com o bolo que crescia um metro a cada aniversário acompanhando a idade da cidade, e acabou se tornando o maior bolo do mundo, pelo Guinness Book. Isso trouxe vários patrocinadores.

Entretanto, em 2009, a tradição foi interrompida. Isso porque, um ano antes, um programa “humorístico” de TV incentivou seus telespectadores a fazerem uma guerra de bolos no local. Com o desperdício do bolo, os patrocinadores sumiram.

Em 2017, os moradores do bairro se uniram a Walter Taverna e resgataram a tradição. Todo mundo foi convocado e a comunidade produziu novamente o gigante bolo para celebrar mais um ano da nossa caótica, mas querida, cidade.

Confira a reportagem da TV Gazeta sobre a tradição do Bolo do Bixiga: