Mais de 400 atrações agitam a Virada Cultural 2020 em SP 💚

Com o tema “Tudo de arte, nada de aglomeração”, a programação reúne música, teatro e artes visuais! Saiba tudo:

Nos dias

12/12 - 13/12

2020

Em diversos horários (confira a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Um dos momentos mais aguardados do ano pelos paulistanos chegou! A Virada Cultural 2020 agita a maior cidade do país nos dias 12 e 13 de dezembro, com 400 atrações de música, teatro, artes visuais, intervenções urbanas, circo, moda, literatura e tudo o que você tem direito. E como sempre: é tudo de graça!

Vale do Anhangabaú recebe a intervenção urbana “Anhangabaú: Um Rio de Luz e Resistência” na Virada Cultural 2020
Créditos: @Iostart - divulgação
Vale do Anhangabaú recebe a intervenção urbana “Anhangabaú: Um Rio de Luz e Resistência” na Virada Cultural 2020

Com o tema “Tudo de arte, nada de aglomeração”, a programação da 16ª edição do evento é composta em sua maior parte por atividades online, no entanto, algumas atrações acontecem presencialmente na rua e em teatros, centros culturais e bibliotecas espalhados por toda a cidade.

Muita música!

Quem curte música brasileira vai ganhar um presentão de final de ano! Isso porque a Virada Cultural 2020 tem showzões das mais diversas sonoridades, transmitidos direto do palco do Theatro Municipal. Entre os destaques, estão feras como Criolo, Elza Soares e Flavio Renegado, Arnaldo Antunes, Elba Ramalho, Gloria Groove, Rennan da Penha e MC Kekel, Mart’nália, Fabiana Cozza e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Criolo, Elza Soares, Elba Ramalho, Arnaldo Antunes, Fabiana Cozza, Gloria Groove e Mart’nália são alguns destaques da Virada Cultural 2020
Créditos: Gil Inoue | @elzasoaresoficial/Facebook | @ElbaRamalhoOficial/Facebook | @arnaldo.antunes/Facebook | Kriz Knack | Rodolfo Magalhães | divulgação
Criolo, Elza Soares, Elba Ramalho, Arnaldo Antunes, Fabiana Cozza, Gloria Groove e Mart’nália são alguns destaques da Virada Cultural 2020

E você ainda pode matar a saudade daquela festinha mara com as lives “Clube em Casa”, nas quais os principais DJs da cidade apresentam sets mega especiais diretamente de casas de shows fechadas durante a pandemia, como Aparelha Luzia, Casa Caracol, Casa da Luz, Casa do Mancha, Fatiado Discos, Mundo Pensante, PratoDoDia e Tokyo.

Outra atração musical é o projeto itinerante “Palco Piano”, no qual 13 pianistas percorrem diversos lugares da cidade e tocam as 32 sonatas compostas pelo alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) em comemoração aos 250 anos desse gênio da música. Esses concertos incríveis, com mais de 10 horas de duração, são transmitidos online.

24 horas de artes cênicas <3

A programação de artes cênicas é outro ponto forte da Virada Cultural 2020! Você tem a chance de conferir 27 espetáculos online que fizeram bastante sucesso ao longo do ano na série “Novas Formas, um Novo Teatro”.

Tem muitos espetáculos de teatro para curtir na Virada Cultural 2020
Créditos: divulgação | Leekyung Kim | divulgação | Hernani Rocha | Victor Nóvoa | Gabi Brites
Tem muitos espetáculos de teatro para curtir na Virada Cultural 2020

Não deixe de assistir às peças “(In)Justiça”, da Cia. de Teatro Heliópolis, “O Peso do Pássaro Morto”, com direção de Nelson Baskerville; “Vazante”, da Cia. A Digna; “A Festa de Aniversário Para o Amigo Que Foi Para Dublin”, do Coletivo Inominável; “Ser José Leonilson”, de Laerte Késsimos; “As Palavras da Nossa Casa”, do Núcleo Teatro de Imersão; “Novos Normais – Sobre Sexo e Outros Desejos Pandêmicos”, da Cia. Os Satyros; e “Siete Grande Hotel”, do Grupo Redimunho.

A maratona ainda conta com oito espetáculos presenciais, seguindo todos os cuidados sanitários para preservar sua saúde, encenados em vários teatros da cidade. Entre os destaques estão “Mãe Fora da Caixa”, solo de Miá Mello com direção de Joana Lebreiro; “Diálogo com os Personagens”, do Grupo Tapa; e a comédia clássica “Os Monólogos da Vagina”, com Adriana Lessa, Maximiliana Reis e Cacau Melo.

O solo “Mãe Fora da Caixa”, com a atriz Miá Mello é um dos destaques da programação
Créditos: divulgação
O solo “Mãe Fora da Caixa”, com a atriz Miá Mello é um dos destaques da programação

Para quem não dispensa a magia da arte circense, a dica é o projeto “Circo Volante”, da Cia. K, no qual malabaristas e acrobatas apresentam seus números em um palco móvel, puxado por uma caminhonete que circula pela cidade. Já o “Palco Vertical” transmite online shows de danças nas alturas diretamente dos prédios da Biblioteca Mário de Andrade e do Edifício Martinelli.

Mais e mais atrações!

As intervenções urbanas ocupam vários cantos da cidade na Virada Cultural 2020. O centrão, por exemplo, recebe a atração “Anhangabaú: Um Rio de Luz e Resistência”,  do Studio Visual Forma, uma instalação na nova fonte do vale, com projeções de video mapping nas árvores e na arquitetura da região, feitas pelo VJ Alexis Anastasiou, além de música e dança.

O grupo Dança das Turmalinas Negras apresenta também uma performance mega empoderada na fonte do Vale do Anhangabaú e estabelece um diálogo entre corpos humanos, tecnologia e água.

Grupo Dança das Turmalinas Negras se apresenta na intervenção do Vale do Anhangabaú
Créditos: @Iostart - divulgação
Grupo Dança das Turmalinas Negras se apresenta na intervenção do Vale do Anhangabaú

Já a ocupação “Resultante Peso”, do grupo Empena Feminina, realiza intervenções urbanas em seis empenas que rodeiam o Minhocão, onde são projetados 10 trabalhos de 10 mulheres diversas. A ideia é discutir os diferentes pesos, tanto o físico como o poético e o simbólico, impostos às mulheres pela sociedade patriarcal.

As criminosas queimadas na Amazônia são tema da instalação “Mata”, proposta pelo estúdio Miadiadub, que ocupa o Largo da Batata. Por meio de softwares 3D e uma trilha sonora imersiva, as pessoas podem assistir à Floresta Amazônica sendo consumidas pelo fogo. A ideia é alertar a população para o impacto provocado por esse gigante problema ambiental.

As perspectivas indígena e negra na literatura marcam sua presença na “Virada Cultural das Bibliotecas”, na qual bibliotecas de toda a cidade recebem obras de arte em video mapping . Já o projeto “Coro de Vozes” é uma intervenção literária online, na qual 50 autores e autoras de diferentes origens, gerações, regiões e estilos leem trechos de obras inéditas escritas nos últimos meses.

Ainda tem muita, muita e muita coisa boa para curtir na Virada Cultural 2020! Confira, em breve, a programação completa do evento – clique aqui.

Quer mais arte para curtir neste fim de ano?