Startups transformam boas ideias em soluções inovadoras

No último final de semana, o Startup Weekend Curitiba mostrou que empresas que pensam diferente se multiplicam no Brasil

“Acredito que as startups têm espaço de atuação e podem impactar de forma muito positiva neste setor”, defende Caíque Lauerti[/img]

Fundador da startup “Partiu Caronas Confiáveis”, apresentada no evento, Caíque Lauerti fala que viu no empreendedorismo uma oportunidade de carreira e a chance de mudar a realidade de maneira inteligente.

“O problema da mobilidade urbana é muito presente hoje e a gestão pública ainda não consegue arcar com todas as ações necessárias para sanar isto”, justifica Lauerti.

Para Ilka Midori Toiomoto Furtado, consultora de inovação do Sebrae, “essas novas empresas já nascem pensando diferente, e isso tem tudo a ver com inovação, que nada mais é do que implementar uma ideia com sucesso. É experimentar, implantar, errar e fazer de novo”.

 
 

Mas ter a ideia é fácil, diz Guga Gorenstein, um dos mentores do “Startup Weekend Curitiba”. “O que faz a inovação ser real é colocar a ideia na prática, ou seja, a execução, levar o negócio para um mercado que ainda não se serviu dele”, explica.

Co-fundador do Poup, site que devolve ao comprador parte do valor pago em compras on-line, Guga acredita que a importância está além da geração de negócios. “Ela traz soluções para problemas atuais e ainda quebra paradigmas na sociedade”, aponta.

 
 

“Antes do Google e de outras empresas inovadoras conquistarem o mercado, quantas outras não tentaram? São muitos fatores envolvidos para que o negócio dê certo, o mercado é assim. Mas, mesmo o risco sendo grande, pode dar certo – e se pode dar certo, vamos tentar”, incentiva Guga Gorenstein.

O erro, aliás, é parte importante do processo. “Vemos que o brasileiro tem muito medo de errar, pois vê isso como uma penalização. Claro que não podemos insistir no erro, mas ele deveria ser valorizado como um caminho para o aprendizado”, destaca Ricardo Moraes, um dos organizadores do ‘Startup Weekend Curitiba’.

 
 

O consultor em design estratégico e modelagem de negócios inovadores Guto de Lima concorda com Ricardo. “A inovação é absolutamente imprevisível, pois é tão complexa quanto o ser humano. A única forma de conseguir inovar é tentando, sempre olhando para o lado mais otimista do cenário”, orienta.

As ideias destacadas no início do texto foram apresentadas pelos participantes da “Startup Weekend Curitiba” durante o evento, realizado pelo segundo ano consecutivo na capital paranaense.