Como PT, PSDB, Anonymous e Passe Livre interagem no Facebook?

Estudo mapeia a atuação das principais redes políticas envolvidas nos acontecimentos do mês de junho de 2013

Se há algo que vai ficar para a história do mês de junho de 2013 são as manifestações de rua e sua repercussão nas redes sociais. Mas o que, de fato, significa a ação dos usuários nas redes? Como ela explica o que está acontecendo no mundo real? Quem são essas pessoas? Essas são algumas das questões que o professor Fabio Malini, coordenador do Labic (Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura), se propôs a responder.

Para fazer isso, ele fez um exercício de mapeamento de dados. Foram avaliados os posts de quatro redes “distintas, do ponto de vista político” que estão envolvidas com os acontecimentos recentes (PT, PSDB, Passe Livre e AnonymousBR, as manchas coloridas no quadro) e quem curtia esses posts (nós, os usuários, os pontos no quadro). Confira o quadro a seguir.

Mancha azul: PSDB; Mancha rosa escuro: PT; Mancha colorida no canto inferior direito: MPL; Mancha colorida no canto superior direito: Anonymous BR
Mancha azul: PSDB; Mancha rosa escuro: PT; Mancha colorida no canto inferior direito: MPL; Mancha colorida no canto superior direito: Anonymous BR

Conclusões

A partir da análise dos dados é possível perceber por exemplo que a rede das páginas de partidos políticos é mais homogênea, ou seja, a maior partes desses fãs curte somente os posts de suas respectivas páginas e não interage muito os do Passe Livre e do AnonymousBR. Já nas redes do AnonymousBR e do Passe Livre é possível perceber uma participação mais heterogênea, de pessoas que curtem também outras páginas e posts relacionados a outras temáticas.

Leia o texto na íntegra para entender melhor a análise e o funcionamento do quadro.

Por Redação