A Guerra do Vietnã contada pelos isqueiros de seus soldados

Coleção com 282 isqueiros Zippo vale mais de 30 mil dólares, mas seu maior valor é histórico

Uma colação de 282 isqueiros Zippo foi vendida por US$35.250 em um leilão realizado no ano passado. Até aí, nada demais. É só mais algum cara excêntrico gastando dinheiro com coisas bizarras, certo? Errado.

Os isqueiros foram colecionados durante os anos 90 por um cara chamado Bradford  Edwards. Eles pertenciam a soldados, paraquedistas e marinheiros norte-americanos que estiverem na Guerra do Vietnã (1955 – 1975). Edwards, filho de um ex-soldado, frequentava as feiras de Ho Chi Min City atrás das peças e conseguiu tantas que, segundo ele, não existem mais isqueiros Zippo no país.

Mais do que um monte de isqueiros, o colecionador conta que elas representam um documento histórico, já que em suas superfícies estão cravadas as mensagens e os pensamentos que o soldados carregaram junto ao peito durante um dos confrontos armados mais ímpares do século XX.

Confira na galeria abaixo alguns destes isqueiros que trazem frases como “Por que eu?”, “Mate todos eles” ou ainda “Você pode surfar depois”.

Dica do Mistura Urbana.

Por Redação