Suecos criam primeira banca de jornal sustentável que imprime publicações na hora

Lançada recentemente em Estocolmo, a primeira banca de impressão instantânea do mundo permite que os clientes escolham entre uma grande variedade de títulos, paguem o preço padrão de uma revista ou jornal comum no cartão de crédito e em 2 minutos tenham a publicação na mão.

A invenção deve evitar o desperdício de papel e dinheiro
A invenção deve evitar o desperdício de papel e dinheiro

Usando a tecnologia fornecida pela empresa de impressão japonesa Ricoh, a sueca Meganews promete revolucionar o mercado editorial, evitando o deperdício e acabando com problemas como o encalhe (jornais e revistas que sobram nas bancas e são devolvidos à editora). As revistas instantâneas são criadas a partir de arquivos digitais da última edição de cada título e reproduzidas com cores e imagens de qualidade similar às feitas por impressoras digitais tradicionais.

As máquinas estão conectadas à internet, permitindo atualizações instantâneas quando uma nova edição está pronta o ou uma correção precisa ser feita. Para os editores, isso significa nenhum custo com a impressão inicial, distribuição e encalhe. Existe também um benefício ambiental óbvio com a redução do uso desnecessário de papel.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.