Para aumentar segurança, Holanda constrói ponte estaiada para ciclistas

No Brasil, as pontes representam perigo para ciclistas e pedestres. Construídas para os veículos automotores, a falta de calçadas e ciclovias acaba colocando em risco a vida daqueles que estão a pé ou de bicicleta.

 

A construção da ponte estaiada da Marginal Pinheiros de São Paulo, por exemplo, foi alvo de críticas de urbanistas e cicloativistas, por ser exclusiva para carros.

Por outro lado, na Holanda, a cidade de Eindhoven construiu a ponte estaiada Hovenring para ciclistas, acima do cruzamento mais movimentado do município. Ela tem 72 metros de diâmetro e foi construída para desafogar o trânsito e reforçar a segurança das bicicletas.

Além do enorme número de bicicletas, pelo local circulam cerca de 25 mil veículos. Apesar de ser comum o compartilhamento de espaço nas rodovias, o local costumava ter acidentes entre automóveis e ciclistas.

A ponte criou uma alternativa segura para as bikes. Um belo exemplo de como estrutura viária pode beneficiar as bicicletas e não somente os carros.

A ponte foi construída pela empresa IPV Delft, recebeu prêmios de arquitetura e design e possui iluminação com luzes LED.