Entenda como publicar conteúdos no Mundial da Educação

O Mundial da Educação é um movimento aberto que se constrói continuamente a partir das pessoas que, assim como você, desejam transformar a educação no país, entendendo que as cidades e seus moradores têm muito a oferecer para complementar aquilo que se ensina e aprende em sala de aula. Dessa forma, é preciso descobrir o que existe nas cidades e o que é possível aprender com elas. Precisamos que essas boas histórias e oportunidades sejam contadas às outras pessoas, Brasil afora.

E, o lugar para publicar estas experiências e agendas é aqui, por meio da Rede Catraca.

Acompanhe aqui o passo a passo para se cadastrar a esse grupo:

Uma vez que você estiver cadastrado, você poderá adicionar conteúdos à Rede, que ficarão disponíveis no Catraca Livre, na página do Mundial da Educação. Seu texto, vídeo ou foto poderão ser acessados por milhares de pessoas!

Como nem sempre é tão fácil publicar conteúdos, a equipe do Catraca Livre produziu vídeos que lhe ajudarão em todo o processo. Confira:

Como cadastrar seu perfil? Lembre-se: é muito importante selecionar o grupo “Mundial da Educação” :)

Como publicar uma matéria?

Como cadastrar um evento?

Recapitulando…

1 – Entrar em https://catracalivre.com.br

2- Se cadastrar na Rede Catraca ou acessa a rede pelo Facebook ou Google+

2 – Clicar em Rede Catraca e, em seguida, em “adicionar matéria” ou “adicionar evento”

As matérias e eventos são chamados de post, devem sempre ter: título, linha fina (um pequeno complemento ao título), tag (palavra-chave que defina o texto), resumo, categoria e imagem.

– Para selecionar Imagem destacada será preciso clicar em “selecionar imagem destacada” e então confirmar “selecionar imagem destacada”. (São necessários esses dois passos).

Ao selecionar a categoria, é preciso clicar na categoria Mundial da Educação

4. Em seguida, é preciso indicar o lugar a que esta matéria se refere. É possível escolher uma cidade ou se o evento for nacional, você pode clicar em “todos” e a matéria terá relação com o Brasil todo.

5. Depois do post pronto clicar em enviar para revisão e aguardar a reposta da equipe da Rede Catraca. Se faltar alguma informação ou algum ajuste for necessário, você receberá as informações no seu e-mail!

Quando a publicação for um evento, é preciso ainda atentar para mais uns pontos:

1. Adicionar quando o evento acontecerá, incluindo a data inicial, final e horário. Também é possível indicar se o evento se repete diariamente ou semanalmente. Para adicionar datas simultâneas Clicar em novo – caixa nova para nova data/ agenda (ex. quando a agenda se repetir em dias ou horários diferentes. ex. terça às 10h e quinta às 22h).

2. A Caixa de Serviços, localizada na parte final do formulário, tem que estar completa. Ou seja, é preciso preencher todos os campos.

– Nesta caixa, você deve clicar no grátis, quando o evento for gratuito

– Quando for necessário se inscrever, indique no campo “Inscrição” a data final para a pessoa indicar que participará da atividade.

– Quando o evento tiver uma observação (ex. Vagas limitadas). preencher o campo observação e Adicionar “um asterisco” (*) antes da frase.

– Na caixa de serviços você precisará adicionar o lugar onde o evento acontece. Primeiramente verifique se o local já existe. Se existir, é só clicar e selecionar o local indicado. Se não existir, adicionar um novo local. Para adicioná-lo você deverá inserir nome, descrição (museu, praça pública), tipo (escolha um dos tipos da lista) e cidade. No campo “mapa”, você deverá colocar o endereço, rua, número e cidade. Aí é só clicar em “enter”, para que a plataforma calcule automaticamente a latitude e longitude. Por fim, você deverá adicionar a zona da cidade. Quando a cidade não for dividida em zonas, chame a zona de acordo com a nomenclatura utilizada em seu município.

3. Novamente, é só enviar para revisão!

Conteúdo

Por fim, vale lembrar que atividades educativas para além da sala de aula podem envolver pessoas de diferentes idades e não precisam necessariamente tratar de uma disciplina ou conteúdo escolar. A ideia é justamente convidar as pessoas a compreenderem a vasta gama de oportunidades de ensino e aprendizagem que os bairros e municípios oferecem. O desafio está justamente na sua explicação – tente ser bastante claro e mostrar aos seus leitores como determinado evento é ou foi educativo: use sua criatividade e conte para o mundo como você ATIVA sua cidade!

E, claro, se dúvidas ocorrerem, não desista e entre em contato com ola@mundialdaeducacao.org.br