Projeto Moken mostra cotidiano de nômades do mar

Criado por designers e cineastas com o objetivo de retratar e proteger a cultura dos mokens, nômades do mar na região da Tailândia e Birmânia, o Projeto Moken reúne conteúdo audiovisual de um povo que mantém viva suas tradições milenares. Para eles, o oceano é uma oportunidade e não uma barreira.

Os mokens são caçadores do mar, um povo que depende totalmente dos oceanos e por isso tem conhecimento único sobre ele. Eles possuem técnicas excepcionais de pesca, como mergulhar por vários minutos a 20 metros de profundidade , andar no fundo do mar e usar uma espécie de âncora de folhas para atrair peixes grandes.

Vivem dessa maneira há mais de 3.500 anos e agora estão sofrendo as primeiras influências do modo de vida ocidental, que atinge principalmente os mais jovens, mas já mudou pequenos hábitos do povo.

Projeto Moken

No site do projeto, os idealizadores reúnem conteúdo que permite experimentar um pouco do estilo de vida dos nômades do mar. Em breve, será lançado um documentário, mas já estão disponíveis vídeos curtos do projeto. No site também é possível baixar um aplicativo do projeto e assinar uma petição que pretende defender o estilo de vida deles. Acesse. 

Via BBC.