Jornalista anda pelo Brasil e conhece escolas do país

Texto de Patrícia Gomes, do Porvir

Caio começou sua viagem pelo Pará

O paulistano Caio Dib, 22, acabou de se formar em jornalismo. Com o dinheiro que vem juntando dos empregos que já teve, podia ter ido fazer uma viagem pela Europa para comemorar o ciclo que se inicia ou podia até ter se dado um presente. Mas não.

Ele resolveu viajar pelos rincões do Brasil conhecendo boas práticas em escolas, financiando a aventura do próprio bolso.

Tem se hospedado em albergues ou hospedarias baratas, adotou a estratégia de fazer apenas uma boa refeição por dia e, desde março, quando a viagem começou, já rodou mais de 6.000 km usando avião, ônibus, carro e barco. Até agosto, quando a odisseia acaba, ele deverá ter visitado 50 cidades e mapeado 25 experiências em educação.

“Eu ouvia falar das escolas, mas não as conhecia de verdade”, disse Caio, que vem se envolvendo com educação desde o ensino médio. Ele trabalhou na área de novos negócios da diretoria de tecnologia da Abril Educação, em alguns projetos de educomunicação e com redes sociais.

Todas as experiências relacionadas à educação estão sendo registradas no blog www.escolasdobrasil.blog.br – para mantê-lo, tem recebido uma ajuda de custo das revistas Educação e Escola Pública. As cidades que ele já visitou e ainda planeja visitar estão marcadas no mapa disponível no blog. Também é possível acompanhar a odisseia de Caio pelo Facebook, na página Caindo no Brasil.

Leia o texto na íntegra 

Por Redação