Destinos top para o turismo de aventura nas Américas

As opções do Minube vão desde uma aventura por um deserto de sal na Bolívia à um oásis na selva costarriquenha

Por: Redação

As Américas do Sul e a Central têm atraído inúmeros viajantes em busca de aventura. Eles querem escalar montanhas, atravessar florestas densas, fazer rafting em rios sinuosos ou explorar ilhas únicas.

Muitos aventureiros amadores que gostam de desafiar a natureza e testar seus limites querem conhecer as extensões acidentadas da do continente  e desfrutar das exclusivas belezas naturais da região.

Reunimos aventuras reais e recomendações de milhares de viajantes e usuários no Minube para criar esta lista de principais destinos aventureiros das Américas. Apesar do México está na América do Norte, incluímos na lista.

As opções vão desde uma aventura por um deserto de sal na Bolívia à um oásis na selva costarriquenha.

Deserto salar de Uyuni (Bolívia)

Deserto salar de Uyuni, na Bolívia

Existem poucos lugares no mundo tão extraordinários e emocionantes como o deserto de Uyuni, na Bolívia. Vulcões ativos, intermináveis ​​planícies de sal branco, um observatório de estrelas incrível, e de temperaturas que variam de escaldante para abaixo de zero são apenas uma parte do que aguarda os viajantes no Uyuni.

A maioria dos aventureiros parte da pequena cidade de Uyuni para uma desafiadora caminhada de três a quatro dias ou faz o trajeto em veículo off-road para explorar lagoas coloridas repletas de flamingos, formações rochosas exóticas e um “interminável” caminho com um espelho d’agua salgada. Para aqueles com veia aventureira, é uma experiência única na vida.

Cascata El Hacha (Venezuela)

A cascata de El Hacha, na Venezuela

Enquanto a mundialmente famosa Angel Falls é a escolha mais popular dos turistas que vão a Venezuela,  muitos viajantes preferem fugir do tradicional e visitam a cascata de El Hacha.

As quedas d’água são enormes, mas o que mais impressiona é o sistema de corredores naturais esculpidos por trás das quedas que permitem aos visitantes a chance de passar por trás da cascata e apreciar todo o poder do El Hacha.

Torres del Paine (Chile)

Torres del Paine, na Patagônia chilena

Poucos parques nacionais na América do Sul se compara com a beleza natural de Torres del Paine, na Patagônia chilena. Muitos exploradores se alojam na cidade vizinha de Puerto Natales e tomam como ponto de partida para chegar às trilhas e explorar as montanhas do parque, cachoeiras, florestas de pinheiros e lagos glaciais de água azul cristalino.

Você pode aproveitar para fazer caminhadas guiadas em torno às montanhas recortadas, parando nas famosas grutas Milodon (que foram habitadas por criaturas selvagens como ursos), e o espetacular Lago Grey.

Cavernas de Ik-Kil (México)

Cavernas naturais esculpidas na pedra calcária da península de Yucatán

Não muito longe das ruínas da grande cidade maia de Chichen Itza, a caverna de Ik-Kil é uma das mais impressionantes (e popular) maravilhas naturais do México.

As cavernas naturais esculpidas na pedra calcária da península de Yucatán se enchem de água da chuva, criando piscinas naturais e que se convertem em lagoas subterrâneas.

Aqueles que desejam simplesmente se refrescar podem dar um mergulho na piscina natural, enquanto os mais curiosos podem alugar equipamentos de mergulho para explorar as formações rochosas submersas e a vida aquática encontrada nas profundezas.

Lençóis Maranhenses (Brasil)

Os Lençóis são um mar interminável de dunas de areia branca fininha

Os Lençóis Maranhenses são um fenômeno natural bastante incomum. Situado no Nordeste brasileiro, é um dos destinos mais incríveis do mundo.

Os Lençóis são um mar interminável de dunas de areia branca fininha que escondem uma série de lagoas e riachos de água doce que parecem caminhos no meio de um deserto. Para chegar até lá, os viajantes devem enfrentar um passeio de aproximadamente uma hora desde a entrada do parque, cruzando dunas e atravessando pequenas lagoas, até chegar à recompensa incrível no centro do parque.

Cataratas do Iguaçu (Brasil/Argentina)

Além das cataratas, o parque tem mais de 2.000 variedades de plantas e animais

As Cataratas do Iguaçu além de ser o maior conjunto de cachoeiras do mundo, também fazem parte da maior reserva de biodiversidade do continente sul-americano. Com mais de 2.000 variedades de plantas e animais de grande porte, como jacarés, onças e quatis, estas quedas e os arredores do parque são um verdadeiro show da natureza.

Conta com inumeráveis trilhas para que o visitante possa apreciar as quedas d’agua de todos os ângulos, alguns turistas contratam passeios de helicóptero para observar o cenário em toda sua glória.

Vulcão Rano Kao (Chile)

O Rano Kao é um vulcão extinto no sudeste da Ilha de Páscoa

Enquanto a Ilha de Páscoa é famosa por suas misteriosas estátuas de pedra, o vulcão Rano Kao é marcado por ser um dos passeios mais espetaculares do mundo.

O Rano Kao é um vulcão extinto no sudeste da ilha, cuja enorme cratera se transformou em um paraíso de flores silvestres e lagos. Certifique-se de começar sua caminhada bem cedo para desfrutar de uma visão clara sobre a caldeira e oceano, e depois esperar que as nuvens se unam lentamente ao redor da borda do vulcão, durante a tarde.

 La Fortuna (Costa Rica) 

A região de La Fortuna tem cachoeiras escondidas e tirolesas incríveis

A Costa Rica é considerado o país mais bonito da América Central. Na região de La Fortuna o turista encontra de tudo: florestas tropicais, o vulcão Arenal, cachoeiras escondidas e tirolesas incríveis que permitem que os viajantes desfrutem de várias atividades por desfiladeiros e florestas que testam a resistência dos aventureiros.

O melhor é, depois de um dia de emoção e muito esforço físico, poder nadar em uma das fontes termais da região.

 Glaciar Perito Moreno (Argentina)

Perito Moreno fica no Parque Nacional Los Glaciares, no extremo sul da Argentina

O Parque Nacional Los Glaciares no extremo sul da Argentina tem mais de 350 geleiras diferentes, porém o mais espetacular é, sem dúvida, o Glaciar Perito Moreno.

Com mais de sessenta metros de geleiras, Perito Moreno é uma crosta aparentemente interminável de espessura bem fininha, o gelo compactado cheio de fendas, corredores e pontos de vista perfeito para uma pausa depois da caminhada matinal, e almoçar enquanto aprecia a vista dos gigantes blocos de gelo que se desprendem da geleira e caem no lago.