Dez ecovilas para conhecer antes de morrer

De aldeias com casas na árvore na Costa Rica a uma comunidade de ioga no Havaí, as ecovilas ao redor do mundo prezam pela paz, harmonia, criatividade e sustentabilidade.

Essas comunidades estão se tornando uma tendência e tem como principal objetivo e fonte de inspiração a vida saudável mais próxima da natureza e com forte convívio em grupo.

O site Nômades Digitais fez uma seleção de dez comunidades espalhadas pelo mundo que utilizam construções de baixo impacto, produção verde e  energia alternativa, entre outros.

 1 – Yoga Polestar (Havaí – EUA)

O que poderia ser mais relaxante do que uma comunidade de ioga em pleno Havaí? Polestar oferece “um estilo de vida energizante com meditação diária e projetos de serviços e oportunidades de aventura ao ar livre”.

Embora se apresente como uma comunidade espiritual, as pessoas de todos os credos são bem-vindas neste retiro de vida cooperativa.

2 – Eco Truly Park (Huaral – Peru)

Esta comunidade ecológica e artística foi fundada nos princípios da não violência, vida simples e harmonia com a natureza. Tanto a arquitetura e os valores da comunidade são inspirados pelos ensinamentos e estilos de vida tradicionais indianos.

3 – Synchronicity Artist Comuna (Los Angeles – EUA)

Incorporando o estilo de vida descontraído, o Synchronicity é uma comunidade viva, descolada e acolhedora, no histórico distrito de West Adams. O local tem onze moradores e se concentra principalmente em ações artísticas, oferecendo salões artísticos mensais que são abertos ao público.

4 – Earthaven Ecovillage (Asheville – EUA)

Localizado nas montanhas da Carolina do Norte, Earthaven é apenas uma das muitas comunidades com foco na vida sustentável. Você vai encontrar praticamente todos os tipos de construção natural, incluindo earthships, casas espigas feitas de barro cru e palha, e cabanas rústicas, com métodos de construção que eliminam materiais tóxicos e madeira cortada e hipotecas. Tem espaço para camping e acomodações.

5 – Milagro Cohousing (Tucson – EUA)

Comunidade com 28 casas feitas de barro e que funcionam com energia solar. Cada morador tem acesso a 14 hectares de espaço aberto subdesenvolvido, com uma casa comum, que tem espaço para reuniões e refeições, uma biblioteca, uma sala de jogos e espaço de armazenamento.

 6 – Finca Bellavista Treehouse (Piedras Blancas – Costa Rica)

Essa é uma das comunidades mais impressionantes. A Finca Bellavista é uma rede de casas rústicas, feitas à mão, que ficam em árvores na região costeira do Pacífico Sul. As casas estão ligadas por passarelas suspensas e incluem um centro comunitário, com uma área de jantar, churrasqueira e salão. Jardins, tirolesas e trilhas deixa o ambiente com mais cara ainda de um verdadeiro paraíso tropical.

7 – Tamera Peace Research Village (Alentejo – Portugal)

Com o objetivo de ser uma comunidade totalmente autossuficiente, a Tamera abriga 250 pessoas e alunos que estudam como o homem pode viver pacificamente em comunidades sustentáveis​​, em harmonia com a natureza.

8 – Dancing Rabbit Eco Village (Rutledge – EUA)

Esta comunidade sustentável localizada em Missouri defende o estilo de vida de baixo impacto ambiental, dedicando-se à mudança social.

9 – EcoVillage Ithaca (Ithaca – EUA)

Como é a comunidade sustentável ideal? O EcoVillage Ithaca é um exemplo que já está prosperando na região de Finger Lakes, no Estado de Nova York. O local inclui três bairros de coabitação chamados Sapo, Música e Árvore, bem como uma fazenda de ajuda comunitária com plantação orgânica, hortas comunitárias e mais de 40 hectares de área verde protegida.

10 – Comunidade conceitual de casas pequenas

Ainda não é uma realidade, mas os entusiastas de casas pequenas tem um sonho: bairros bucólicos, onde as pessoas que se comprometeram a viver em espaços muito pequenos podem se reunir e compartilhar recursos e algumas camaradagens.

O site TinyHouseCommunity.com reúne pessoas que vivem em pequenas casas –ou querem construir a sua– para trocar experiências. Há duas comunidades de casas minúsculas atualmente em fase de planejamento, sendo uma em Washington e outra no Texas.