Jovem fotografa os mestres do tempo

O fotógrafo Victor Dagonetti (Drago), 18, passou pelos estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais e acabou descobrindo uma série de personagens da terceira idade que não pararam no tempo. Cada um dos 25 fotografados tem uma história peculiar para contar. Todas as narrativas serão reunidas no livro "Mestres do Tempo", de Alessandra Trindade. A obra será lançada no mês de junho e conta um pouco sobre a vida de Geralda Ferreira de Araújo, José da Costa e Silva, Dona Canô, entre outros.

Por: Keila Baraçal

Quase três meses de trabalho intenso do fotógrafo Victor Dragonetti (Drago), 18, resultaram no livro “Mestres de Tempo”. A obra, escrita pela consultora cultural Alessandra Trindade, deve chegar às livrarias até o final do mês de junho e conta a história de 25 idosos que apesar do tempo, não perderam o entusiasmo pela vida, tampouco pelo aprendizado. Para registrar os momentos dessas pessoas, Drago não abriu mão da naturalidade e da vivência que cada um tem.

Drago
Benedito Sbano, 71 anos
Benedito Sbano, 71 anos

“Eu entendi que o tempo muda muito as pessoas. Mesmo. Muitos começaram a vida de uma maneira, e vivem, agora de uma outra, totalmente diferente”, conta. A fórmula, na visão de Drago é que nenhum dos personagens, em momento algum deixou que o tempo apagasse a vontade que eles tinham de viver. “Eles souberam envelhecer”, afirma.

Aos que folhearem as páginas de “Mestres do Tempo”, encontrarão dezenas de histórias. Gente como Geralda Ferreira de Araújo, 71, amante de esportes radicais. Tem também um pouco da vida de José da Costa e Silva, 89 – um vendedor de sorvetes que aprendeu a ler e escrever no ano passado, aos 88 anos de idade.

Leia também: Dez anos depois, “Garotas do Calendário” voltam a posar nuas

Veja um trecho do que será o livro. (Arte: Alexandre De Maio)

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=090508211626-a602fe6dc2f94b83b6d5feeadbed0261 docname=mestresdotempo username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20Catraca%20-%20Mestres%20do%20tempo showhtmllink=true tag=tempo width=420 height=292 unit=px]