Último Samba da Laje do ano

Dando continuidade ao Especial de Samba de Comunidade, apresentamos o Samba da Laje. Veja também a lista dos ensaios das escolas de samba.

Feijoada e música de raiz

Cultuando o samba de raiz, o Samba da Laje acontece todo último domingo do mês, neste mês de agosto será dia 30, a partir das 13:30, na Vila Santa Catarina, zona sul da cidade de São Paulo.  Para acompanhar a cadência do samba, Dona Generosa e as mulheres do bairro cozinham 30 kg de feijão e 40 de arroz que são servidos a R$ 8 o prato.

As tardes cheias de música começaram há mais de dez anos na laje da Dona Maria Generosa. “Quando era aniversário de alguém da família a gente colocava as mesas, fazia a feijoada e começava o som”, relembra. Enquanto os meninos da comunidade tocavam, as mulheres faziam o coro e ela servia o feijão preto. “Fazia tanto sucesso aqui na Vila que um amigo trazia outro, que trazia outro, que virou encontro da comunidade”.

A confraternização cresceu. Desceu da laje para a rua, recebendo gente de todos os bairros da capital e artistas conhecidos que já deram uma palhinha por lá como o cantor Mário Sergio, ex- Fundo de Quintal, o rapper Rappin Hood  e a carioca Leci Brandão.

Além da folia, Generosa – que ganhou a faixa de “Imperatriz e Baluarte do Samba” – faz jus ao nome e promove ações sociais durante o evento.  “Pedimos para os freqüentadores trazerem um quilo de alimento não perecível para depois distribuirmos aqui na comunidade entre as famílias carentes”, explica.

O mais importante para eles é resgatar a cultura do samba – onde as crianças e famílias têm lugar cativo – e cantar uma diversidade de representantes do estilo como Beth Carvalho, Candeia, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Cartola, Ismael Silva e por aí vai.

Veja também:

Samba de Mesa
Ensaios de escolas de samba em São Paulo