Atividades para fazer a pé no Dia Mundial Sem Carro

Opções de atividades culturais que dá para ir sem automóvel. E uma programação de conscientização para o uso de transportes alternativos.

Terça-feira, dia 22, é o Dia Mundial Sem Carro e o Catraca Livre dá dicas de passeios culturais que dá para se fazer sem usar o carro. Você também pode aproveitar para participar dos eventos de conscientização para a diminuição do número de automóveis nas ruas.

Programação de conscientização

Dia 22/09

Das 7h às 19h

“Vaga Viva”

As vagas de estacionamento das esquina da rua Padre João Manoel e avenida Paulista, ao lado do Conjunto Nacional se  transforma em espaços de convivência e práticas lúdicas. A atividade contará com a participação da Campanha TicTac, que alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas.

A partir das 9h

Praia do Tietê

Atividade promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pretende reunir 200 pessoas para encenar uma manhã de lazer, com caminhada, jogos e até espaço para banho de sol na “praia do Tietê” . O cenário contará com esteiras, cadeiras de praia e guarda-sol. O objetivo é imaginar uma cidade com rios limpos, revitalizados, atraentes para a população. Acontece na marginal do Rio Tietê, na altura da Ponte das Bandeiras. O evento será transmitido, ao vivo, pela Rádio Eldorado. Informações em www.sosma.org.br.

A partir das 9h

Panfletagem

Distribuição do Manifesto por um ar mais limpo e em favor da mobilidade urbana em São Paulo – com máscaras anti-poluição, participantes distribuirão um manifesto, inédito, assinado por diversas organizações, que alerta sobre os impactos da poluição veicular na saúde e pública e no aquecimento global e sobre a urgência de medidas que estimulem a mobilidade sustentável. Acontece no ponto de encontro na Vaga Viva, R. Padre João Manoel, entre a Av. Paulista e a Alameda Santos, ao lado do Conjunto Nacional. Inscrições para as atividades pelo e-mail gabriela@isps.org.br.

Das 10h às14h

Pegue Carona nessa Ideia no Sesc Carmo

Intervenções artísticas de uma trupe de palhaços que percorrerá diferentes ruas do centro de São Paulo, com distribuição de material informativo e ações interativas. Os atores terão a missão de sensibilizar as pessoas sobre a importância de mudar e criar hábitos saudáveis, como caminhar e andar de bicicleta. Roteiro: SESC Carmo, Praça Poupatempo, Pça da Sé, Rua XV de Novembro, Pça Antonio Prado, Rua São Bento e Lgo São Bento, Líbero Badaró, Viaduto do Chá, R. 24 de Maio, Av. Ipiranga, Barão de Itapetininga, Viaduto do Chá, Praça Pratriarca, Rua Direita, Praça da Sé e Rua do Carmo. Com Os Sustentáveis – Agentes de Transição. Grátis.

Das 11h às 17h

Pedalando no calçadão no Sesc Osasco

Vivência físico-esportiva com triciclos que pretende estimular o uso da bicicleta como opção de transporte e atividade física. No Calçadão do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº 81. Grátis.
Das 10h às 22h, Pedale no tempo (Sesc Osasco) – Exposição que vai até 12/10, aberta de segunda-feira a domingo – vai mostrar diversos modelos de bicicletas que rodaram entre as décadas de 1940 e 1990, e que ainda hoje permeiam o imaginário de muitas pessoas. Mostrando um pouco da história e da contribuição que este veículo trouxe para o desenvolvimento da nossa sociedade, na área do lazer e transporte, e mais recentemente para a melhoria da qualidade do ar. Essa exposição faz parte do acervo da São Paulo Hawks. Na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, localizado na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, Nº81. Grátis.

A partir das 18h

Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro

A Bicicletada é um movimento que existe no Brasil e em Portugal e tem o objetivo de divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte. A saída será na Praça do Ciclista (Av. Paulista com Av. Consolação). Das 18h às 20h30, Os autoólicos anônimos (Sesc Santana)-Intervenção artística que tem como objetivo sensibilizar a população para o uso consciente do automóvel e mostrar alternativas de transporte na cidade de São Paulo. Com Cia Dona Conceição. Vários espaços da unidade. Grátis.

Veja mais da programação que vai além do dia 22: diamundialsemcarro.ning.com

Programação Cultural

Jazz ao Meio-Dia na Livraria Cultura – Vá com o metrô Consolação


Banda Mantiqueira no Sesc Paulista – Vá com o metrô Brigadeiro


Roda de Samba com Dani Turcheto – Vá com o metrô República


Cutelo Musical, do Z Carniceria, traz discotecagem gratuita – Vá com o metrô Consolação


Cinema Indie 2009 – Vá com o metrô Consolação


Mostra de cinema armênio – Vá com o metrô Paraiso


Encontro de improvisação de dança – Vá com o metrô Paraiso


Duo de pianistas espanholas no auditório do Masp – Vá com o metrô Trianon-Masp


Banda Mantiqueira no Sesc Paulista – Vá com o metrô Brigadeiro


Aproveite também para vistar o Masp com entrada Catraca Livre (gratuita) ao público todas às terças-feiras.
O museu fica aberto das 11h às 18h (bilheteria aberta até às 17h). Informações pelo telefone (11) 3251-5644.
Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista – Centro. Próximo à estação de metrô Trianon-MASP

Por Redação