Atrações para comemorar o mês do samba

Por: Catraca Livre

Se depender da programação do mês de dezembro, a  tese de Vinícius de Moraes de que “São Paulo é o túmulo do samba”, estará equivocada. Durante o ano todo, o Catraca Livre levantou alguns dos inúmeros grupos que mantêm a tradição com suas rodas de samba e apresentações espalhadas pela cidade.
____________

Por quê 2/12? O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, em 1940. Ary já tinha composto seu sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, mas nunca havia estado na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhou pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.
___________

Além dos eventos fixos, dezembro traz grandes shows em homenagem ao Dia Nacional do Samba.

A Sociedade Amantes do Samba Paulista, SASP, na Bela Vista, criou a Vigília do Samba, que começa a meia-noite do dia 2. A programação do evento será intensa, com shows, exposições e exibição de documentários. Veja aqui a programação completa

Confira abaixo nossas matérias especiais, sobre o Samba da Laje, Samba do Monte, Samba da Roosevelt, e muito mais. Além disso, programe-se com a agenda de eventos, que traz artistas como Kiko Dinucci, Almir Guineto, Quinteto em Braco e Preto, entre outros no Mês do Samba no Centro Cultural da Juventude, CCJ.

Programação

Mês do Samba do CCJ
Confira a programação especial que começa dia 2, Dia Nacional do Samba, no Centro Cultural da Juventude, CCJ. A entrada para todos os shows é Catraca Livre.

Samba do Monte na Matilha Cultural
O Samba do Monte mostra seu tom na Matilha Cultural. A roda será formada neste sábado, 5, a partir das 16h, e faz parte da programação “Copenhagem é aqui!”  –  evento dedicado à discussão sobre aquecimento global com programação gratuita de filmes, exposições e eventos.

Especial Samba no projeto “Shows às Seis e Meia e ao Meio-Dia” no CCSP
Veja a programação das apresentações em comemoração do Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, que acontecem no Centro Cultural São Paulo, CCSP, nos dias 3 e 10, com entrada Catraca Livre.

Um batuque Memorável do Samba Paulistano no CCSP
A programação do Centro Cultural São Paulo traz Grupo Nossa Chama com participação especial de Osvaldinho da Cuíca, Velha Guarda da Vai-Vai, entre outros.

Projeto Choro da Casa no Teatro Coletivo
A fim de valorizar os gêneros de música instrumental e vocal da cultura brasileira e incentivar os artistas contemporâneos a apresentarem seu trabalho ao vivo, o Teatro Coletivo lança: Choro da Casa.

Roda de Samba na Olido
Dias 1º, 8 e 15 de dezembro acontece a já tradicional Roda de Samba na Vitrine da Dança, na Galeria Olido. As apresentações começam sempre a partir das 19h e tem entrada Catraca Livre.

Matérias especiais

Samba, caldo de feijão e sala de aula

Centro de São Paulo: mais um reduto do samba

Especial Não Deize o Samba Morrer

Especial Não Deixe o Samba Morrer 2

Ensaios de escolas de samba em São Paulo

Conheça o criador do Samba do Monte

Samba da laje

Samba de Comunidade