Manuscritos de Camilo Castelo Branco são digitalizados em biblioteca carioca

Desde que foi criada, ainda pela Princesa Isabel, no século 19, o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de  Janeiro, disponibiliza aos seus usuários uma série de materiais sobre a literatura portuguesa. Ali os interessados podem se deparar  com cartas assinadas pelo Marquês de Pombal e possíveis documentos feitos pelo Padre Antônio Vieira.

Estes e outros materiais, até bem pouco tempo, só poderiam ser manuseados por quem fosse até a biblioteca – em seu espaço físico.

A boa nova é que, recentemente, a página da entidade na internet, tem recuperado, digitalizado seu arquivo e o disponibilizando, gratuitamente, para aos interessados pelo assunto.

Isso significa que quem acessar o endereço www.realgabinete.com.br poderá encontrar, entre outras coisas, manuscritos do romancista Camilo Castelo Branco. Destaque para a obra “Amor de Perdição”, uma das mais conhecidas do autor.

reprodução
Manuscrito de Amor de Perdição

Como navegar

Para acessar o material de Camilo Castelo Branco e outros manuscritos, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Entre no endereço: www.realgabinete.com.br;

2. Clique no link  esquerdo superior da página: “Pesquisa no Arquivo”;

3. Digite o assunto que deseja;

4. Se, por hipótese, a procura foi por “Camilo Castelo Branco” ou “Amor de Perdição”, navegue pelo material disponibilizado.

Sobre Camilo Castelo Branco

É considerado o criador do romance passional em Portugal. (Via Klick Educação).  Leia mais

Há uma relação fundamental entre a vida de Camilo Castelo Branco e o que ele projeta como ficção em suas novelas. (Via Klick Educação). Leia mais

Por Redação