Charles Chaplin ganha homenagem no Sesc Av. Paulista

Haverá exibição dos curtas “Dia de estreia”, “Um amor cruel” e “Carlitos e o relógio”, além de diversas atividades voltadas às crianças

As crianças têm mais uma opção de diversão para as férias. Entre os dias 12 e 26 de julho, O Sesc Avenida Paulista promove a atividade “Tal Qual Carlitos”, com exibição de três curtas-metragens do multifacetado Charles Chaplin (1889-1977) e uma série de atividades conduzidas pelas instrutoras Ciça Mogadouro e Laís Bim.

Os curtas serão exibidos gratuitamente às quintas, às 15h. Para participar, é preciso retirar o ingresso no térreo da unidade com 30 minutos de antecedência. O espaço para crianças está localizado no terceiro andar.

Após as sessões, haverá uma roda de conversa e exercícios que tratam da corporeidade do clown (presente no personagem Carlitos).

Sobre os curtas

Os títulos escolhidos para integrar a atividade são de 1914 e foram dirigidos por Mack Sennett. Nas histórias, Chaplin interpreta o famoso personagem Carlitos, um sensível andarilho que rapidamente encontrava soluções para se livrar das confusões em que se metia.

Com seu chapéu-coco, uma bengala, calças largas, casaco apertado e sapatos enormes, Carlitos conquistou o mundo e se transformou em um ícone do cinema mudo. Embora seus filmes fossem do gênero comédia pastelão, fizeram algumas críticas ao modo de vida daquela época.

Em “Um Amor Cruel”, Carlitos é Lord Helpus. Após ser pego flertando com a empregada pela sua namorada, ela o deixa. Ele decide se matar com veneno, mas o mordomo troca as garrafas. Lord Helpus recebe uma carta de arrependimento da sua namorada, mas talvez a carta tenha chegado tarde demais. Os médicos examinam Carlitos e descobrem que ele vai viver, havia tomado apenas água.

No curta “Carlitos e o relógio”, Carlitos descobre que o amor está em toda a parte. Ele encontra dois casais e causa a maior confusão ao tentar chamar a atenção das moças. Por fim, acaba empurrando todos dentro de um lago, menos uma delas.

Já em “Dia de estreia”, Carlitos encanta-se por uma garota que vê em um nickelodeon. Para tentar encontrá-la, ele vai até um estúdio de cinema e acaba atrapalhando uma filmagem.

Carlitos existiu no cinema por 22 anos. Ele também esteve presente em longas-metragens como “O Vagabundo” (1915), “O Circo” (1928) , “Luzes da Cidade” (1931) e “Tempos Modernos” (1936).