Invasões urbanas

Por: Catraca Livre

Quem anda pela cidade de São Paulo deve apurar um pouco a sua visão, já que uma intervenção pública surgiu por várias ruas, becos, avenidas, entre outros lugares que podem passar despercebidos pela correria paulista.

divulgação
Intervenção em faixa de pedestres nas ruas de SP

O projeto chamado “Fósseis Imaginários”, criado pelo artista plástico e professor de publicidade e design Ricardo Morel, e produzido em parceria com a jornalista Carol Lopes, consiste em aplicações de stickers com desenhos de fósseis, que podem aparecer no chão, em um poste, na parede de um túnel, e até em uma faixa de pedestres.

A intenção é despertar o olhar dos moradores da grande metrópole para os detalhes que rodeiam, e fazem parte de sua rotina.

A escolha por fósseis foi feita por Morel, que desenhou em diversos formatos e tamanhos, com o objetivo de “desenterrar a imaginação das pessoas”.

Ainda segundo ele, algumas imagens estão enterradas pelas pessoas que passam por aqui, e é preciso valorizar uma arqueologia poética da cidade.

O que poderia ser uma nova idéia de aplicações artísticas em espaços urbanos, carrega o diferencial da interação com o público, que pode pedir para receber em casa um conjunto com 10 stickers, sem custo. O compromisso é colar em espaços abertos da cidade. Depois, a idéia de aplicação pode ser divulgada através do site www.fosseisimaginarios.com.br. O espaço recebeu um aplicativo do Google, para mapear onde estarão os fósseis. A página ainda conta com notícias imaginárias sobre fósseis em interação com as pessoas.

[issuu layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fcolor%2Flayout.xml backgroundcolor=FFFFFF showflipbtn=true autoflip=true autofliptime=6000 documentid=100928193608-46db825129a843da8611d5f74579c28b docname=foseis username=catracalivre loadinginfotext=Revista%20F%C3%B3ssil showhtmllink=true tag=revista width=420 height=292 unit=px]