Teatro Oficina lança o filme “Os Sertões”

Por: Redação

Sob a direção geral de Zé Celso e patrocínio da Petrobras, o Teatro Oficina lança “Os Sertões”. A Cia Oficina dedicou mais de sete anos a obra de Euclides da Cunha. O registro resultou em 810 horas de gravação, que totalizou cinco filmes que serão exibidos de 27 de setembro a 1º de outubro de graça no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional.

Cada uma das cinco partes da histórias foram registradas por profissionais de direção e diretores de fotografia diferentes: “A Terra”, por Tommy Pietra, “O Homem I”, por Fernando Coimbra, “O Homem II”, por Marcelo Drummond e Gabriel Fernandes, “A Luta I”, por Elaine César e “A Luta II”, por Eryk Rocha e Pedro Paulo Rocha.

Todas as cenas foram filmadas por 11 câmeras móveis durante as apresentações das peças, em 2007. No entanto, o espectador não se sentirá no teatro, uma vez que o filme cria uma nova linguagem cinematográfica ancorada nas ferramentas do Oficina que foram transportadas para as telas.

Por isso, a montagem de “Os Sertões” uma “trans-versão” da obra teatral, já que os espetáculos são também adaptações do livro.

Por Redação