Comemore o Dia Nacional do Livro

Por: Redação

Dia 29 de outubro é  o “Dia Nacional do Livro”. A data foi escolhida em homenagem ao dia de fundação da Biblioteca Nacional.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, o índice de leitura no Brasil aumentou 150% nos últimos dez anos. A média, por ano, passou da marca de 1,8 livro para 4,7. Apesar do relevante aumento, se o dado for comparado às estatísticas de países desenvolvidos ainda há muitos obstáculos a serem percorridos.

Em comemoração ao dia, São Paulo ganha mais uma biblioteca. A “Leitura no Ponto” é o primeiro espaço paara empréstimos de livros implantado em um terminal de ônibus.  A novidade fará parte do Terminal Sacomã a partir de hoje. O acervo inicial da biblioteca conterá 2.100 títulos dos mais diversos gêneros da literatura. Entre eles brasileira, filosofia e arte.

O Catraca Livre compreende a importância do livro como instrumento de fortalecimento da cidadania e construção do indivíduo. Por isso, o site presta, aqui, homenagem a essa importante ferramenta.

Comemore o dia do livro lendo, presenteando alguém com algum título ou liberando aquele que, para você, tenha sido especial.

Projetos Incentivadores à leitura

Conheça alguns dos projetos de incentivo à leitura espalhados pela cidade:

Bicicloteca

Numa bicicleta adaptada com caixas de livros, o projeto tem como objetivo o incentivo à leitura de forma desburocratizada. O prazo para devolução é no término da leitura. Atualmente, possui um lugar fixo onde o produtor cultural e idealizador do Bicicloteca organiza eventos e os livros para locação.

Bibliosesc

O BiblioSesc é um programa de incentivo à leitura que oferece empréstimo e consulta gratuitos de livros, jornais e revistas. Em São Paulo, duas unidades móveis atendem as comunidades nos bairros da Itaquera e Interlagos. Para se inscrever, basta levar documento de identidade e um comprovante de residência. O Bibliosesc oferece encontros com escritores, oficinas, brincadeiras e contação de histórias fazem parte das ações de fomento à leitura do Sesc.

Universidade Anhanguera

A Universidade implantou o Programa Livro-Texto (PLT) em que visa oferecer livros reconhecidos no cenário acadêmico nacional e internacional a preço reduzido em relação ao mercado livreiro convencional. Com isso, a instituição busca incentivar seu aluno a aumentar seu índice individual de leitura e montem suas próprias bibliotecas.

Fundação Tide Setubal

Fundação Tide Setubal arrecadará exemplares em três pontos da cidade. Eles serão distribuídos num grande evento de incentivo à leitura, que acontece há cinco anos. Nesta edição, a festa ganhará ruas, praças, paradas de ônibus, entre outros espaços públicos. Uma campanha de arrecadação é o pontapé inicial para um grande Festival do Livro e da Literatura, que acontecerá em São Miguel Paulista entre 18 e 20 de novembro. A idéia é incentivar a doação de livros usados ou novos pela população de toda a cidade e mesmo por quem não possa visitar o evento, que ocorrerá em vários locais daquele bairro da Zona Leste. Leia mais.

“Livro Livre”

Na sua segunda edição, o “Livro Livre” distribuirá mais de 12 mil livros para os usuários do transporte metropolitano. A ação faz parte de mais uma edição do programa anual que espalha livros gratuitamente, buscando estimular a leitura. No dia 29 a distribuição acontece nas estações Guianazes/Itaquera, Itaim Paulista, Jardim Romano e Jardim Helena/Vila Mara. No sábado, 30, acontece o encerramento do evento na Oficina de Arte da Estação Júlio Prestes.

Para trocar livros

O Sesc Pinheiros promove feira de troca de livros usados neste fim de semana. O encontro é livre para todas as idades e é preciso que os livros estejam em boas condições. A entrada é gratuita.

Livra Livro é um site para troca de livros na internet. É gratuito e qualquer pessoa pode utilizá-lo. A troca dos livros é feita diretamente entre os usuários, o site apenas controla o processo de troca.

Sites para baixar

Para ler clássicos em inglês:
O site americano Read Print traz livros para download gratuito. É uma espécie de livraria que traz mais de oito mil clássicos para estudante, professores e entusiastas de clássicos. O conteúdo é dividido por categorias como “Essays” (ensaios), “Ficção”, “Não-Ficção”, “Peça”, “Poesia” e “histórias curtas”. Em ensaio, destaque para o ensaio “Reflections on Gandhi”. Leia mais.

3 mil livros para download no site da USP

A USP lançou um site que disponibiliza 3.000 livros para download. Ao entrar no www.brasiliana.usp.br o internauta encontra livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.

Baixe clássicos como Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital criada para divulgar clássicos da literatura na internet. São mais de 350 livros em que é possível fazer download de títulos como: “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, obras de Machado de Assis, como “Dom Casmurro”, a “Arte Poética”, de Aristóteles, “A Metamorfose”, de Franz Kafka, entre outro

Baixe centenas de clássicos da literatura brasileira

O Portal Klick Educação possui conteúdos didático-pedagógicos direcionados aos Ensinos Fundamental, Médio e Vestibular. Na seção ‘Obras Literárias’ é possível baixar diversos clássicos da literatura brasileira. Confira

Para entender os livros do vestibular

Destaques para o vestibular

Toda semana, o portal NET Educação disponibiliza roteiros de estudo sobre as obras literárias das listas Fuvest/Unicamp. São análises sobre os autores, contexto e enredo das obras, além da indicação de links para ampliar os conhecimentos dos vestibulandos em literatura. Acesse.

Saiba onde doar livros:

Fundação Tide

Usp

Por Redação