Conteúdo da Brasiliana na internet

415 livros publicados pela Editora Companhia Nacional já estão disponíveis na Brasiliana Eletrônica (www.brasilianas.com.br). O site apresenta na internet o conteúdo da Coleção Brasiliana, projeto idealizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nesta primeira etapa, estão disponíveis na rede os textos completos de um número substancial de obras selecionadas entre as 415 que compõem a antológica coleção, publicada originalmente entre os anos de 1931 e 1993. A proposta é, no futuro, também incluir outras obras significativas sobre o Brasil, que ainda não fazem parte do universo da Brasiliana.

Sua abrangência se estende pelas principais áreas do saber, da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais, reunindo autores nacionais e estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, inclusive a importante contribuição dos viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

No portal Brasiliana Eletrônica, esses livros são oferecidos ao público de dupla forma – como fac-símiles da primeira edição, para serem analisados na feição como vieram à luz, e como textos normalizados e de ortografia atualizada, passíveis de serem editados, selecionados, transcritos e transpostos (“recortados, copiados e colados”, no jargão da informática), respeitadas as regras de citação, para estudos, textos, pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos.

Por Redação