Especial Dia do Professor

Dia 15, comemora-se o Dia do Professor. Em espanhol, ele atende pelo nome de maestro, aquele que irá “reger”, orientar e direcionar a educação dos jovens. Em homenagem a esse importante profissional, o Catraca Livre reuniu dicas e informações que poderão ser úteis para o aprimoramento da carreira.

Confira:

Planos de Aulas

Sites como o da revista Nova Escola oferecem planos de aulas que podem ser usadas pelos professores na sala de aula. Dentro das disciplinas, o veículo de comunicação reúne abordagens e temas que possibilitam o professor fazer uso para o ensino. Em Língua Portuguesa, por exemplo, é possível baixar um conteúdo sobre literatura marginal.

O veículo traz também as seis características que o professor do século 21 deve possuir. Vale a pena a leitura para aqueles que buscam aperfeiçoar a forma de ensino. A reportagem oferece outros links que abordam o tema da formação, importante tópico para o educador.

O portal Brasil Escola também oferece conteúdo tanto para o professor como para o aluno. O portal ensina a utilização de alguns experimentos para explicação de teorias como a de Galileu Galilei.

O Klickeducação, portal destinado a oferecer conteúdo educacional também desenvolve Planos de aulas para os professores assim como aulas complementares como “Resumão Enem”, “Redação Online” e “Cultura Brasileira”. Confira.

Outro portal de educação que produz conteúdo tanto para professor como para aluno é o NET Educação. Para acesso ao material cadastre-se como professor no site.  Acesse

Vídeo-Aula

O portal Klickeducação oferece uma área destinada a Multimídia em que podem ser encontradas vídeos-aulas, áudio e desafios online como jogos do Sudoku e Quebra Cabeças.

Material de estudo gratuito e planos de aula

O Portal do MEC é um espaço no qual o professor pode encontrar informações sobre educação. Veja.

Cursos

A editora Martins Fontes convida profissionais para oficina sobre dinâmicas de grupo e fatores motivacionais em aula. A oficina acontece no sede do Instituto Cervantes, na Avenida Paulista, no sábado, 16. Leia mais.

Exposições

Aproveite o dia do Professor para homenagear o escritor e dramaturgo Anton Tchekhov. Leia mais.

Visite as obras do acervo do MASP espalhadas no entorno do museu

Imagine se deparar obras de Van Gogh, Renoir ou Goya no muro de uma movimentada rua de São Paulo. É exatamente esta cena que poderá ser vista a partir do dia 1º de outubro por ruas como Consolação e Estados Unidos. A iniciativa vem do Masp, que reproduz 40 obras de ser acervo, a partir do projeto ReveARTE. Leia mais.

Visite as ruas da bienal a céu aberto

Com o intuito de fazer do centro uma galeria a céu aberto, a conhecida “Street Biennale” (Bienal de Rua) é uma performance artística e cultural encabeçada por artistas convidados a expressarem sua arte em fachadas de imóveis, que um dia abrigaram em seus muros qualquer tipo de publicidade. Leia mais.

Perca-se pelo labirinto poético de Fernando Pessoa

Em seguida, entrará numa espécie de labirinto poético que mostrará de forma lúdica e encantadora trechos de poesias e imagens de Fernando Pessoa, como forma de retratar suas várias personas. E depois passará para um ambiente onde documentos fac-símile ampliados, manuscritos ou datilografados, relacionados à sua vida-obra estarão expostos dentro de vitrines. Leia mais.

Indique leituras aos alunos

Destaques para o vestibular – baixe as obras

“Chama Poética – Obras do Vestibular” no Sesc Ipiranga

Por Redação