Atrações de música erudita e popular brasileira. Benjamin Taubkin é um dos destaques.

Por: Redação

A Sala Guiomar Novaes – Funarte receberá todos os finais de semana do ano de 2010 atrações de música erudita e popular brasileria pelo projeto “Transversal da Música no Tempo”. Quem assina a curadoria é o maestro Mário Ficarelli, de Paulo Braga e Eneida Soller.

A escolha dos artistas explora a particularidades dos músicos populares que vivem em São Paulo – essencialmente cosmopolitas – e formações onde a diversidade de timbres de cada instrumento torna possível a interpretação da música erudita em seus diferentes períodos.

Para o curador Paulo Braga, a Sala Guiomar Novaes é um espaço tradicional da música paulistana e traz lembranças sonoras a toda uma geração de músicos. “A sala esteve silenciosa por um tempo, que espero nunca mais volte. Neste projeto conseguimos trazer pessoas dos dois blocos daqueles que contam histórias e outros que, com toda certeza, terão muitas pra contar”, aposta.

A programação paralela, com datas a confirmar, vai incluir palestras e debates com músicos, produtores, autoridades e formadores de opinião, sobre temas como “O Músico e A Produção Musical” e “A Música Nas Escolas”, além de discussões sobre Direito Autoral, elaboração de projetos, formação do músico de orquestra, ensino de música nas escolas e outros.

Em dezembro, apresentam-se pelo Transversal da Música no Tempo o grupo Coração Quiáltera; o dueto Lívia Nestrovski e Fred Ferreira, o quarteto de saxofones Saxofonia; a soprano Sonia Mindlin acompanhada ao piano por Helena Mindlin Xavier; o instrumentista, arranjador, compositor e produtor Benjamin Taubkin (único a se apresentar na sexta-feira do dia 10 de dezembro); o quarteto de música instrumental Quatro a Zero; o Grupo Durum, de percussionistas, e o grupo de percussão e dança afro-indígena Uh-Batuk-Erê.

Confira a programação completa aqui

Por Redação