Carbono Zero: empresa de entregas utiliza somente bicicletas

De acordo com um levantamento feito pelo Uol Carros o Brasil tem o maior número de motoboys do mundo. Segundo dados do Sindimoto – SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo) em todo o país são mais de 900 mil profissionais. Só no estado de São Paulos são cerca de 500 mil motoboys e na capital paulista, 200 mil.

divulgação
Carbono Zero Courier
Carbono Zero Courier

Se levarmos em conta que uma moto emite aproximadamente 72 gramas de CO2 por quilômetro percorrido, dá para imaginar o tamanho do impacto ambiental deste mercado que não para de crescer. Foi pensando nisso que os irmãos Rafael Mambretti, 29 anos, e Danilo Mambretti, 33, decidiram criar um novo tipo de empresa de entrega.

Semelhante ao modelo que já vem sendo posto em prática em países europeus, a Carbono Zero Courier oferece os serviços normalmente realizados por motoboys, mas feitos por ciclistas. “O objetivo não é substituir o trabalho do motoboy, mas possibilitar que empresas preocupadas em aderir a uma lógica mais sustentável tenham uma opção na hora de contratar esse tipo de serviço”, explica Rafael.

Agilidade
Em 2009 a bicicleta ganhou o desafio intermodal, competição em que diversos veículos percorrem um mesmo trajeto urbano para ver qual leva menos tempo. Chegou na frente até mesmo do helicóptero. No ano passado o helicóptero não pode participar devido ao mau tempo, mas a bike ficou em segundo lugar, depois da moto, com 30 segundos de diferença.

E para quem ainda considera a falta de agilidade como um empecilho para a utilização do serviço de bike entrega, alguns dados:

Não por acaso a empresa mal entrou no mercado e já duplicou seu quadro de funcionários. Em dezembro do ano passado eram quatro bikers contratados. Em
janeiro desse ano já são oito. A Carbono Zero fechou contratos com clientes conscientes como a Viva Condominios, que percebeu que esse serviço diferenciado poderia agregar valor à empresa e em muitos momentos representar mais rapidez e praticidade.

Responsabilidade e cidadania
Mas o caráter inovador da Carbono Zero não se limita ao veículo utilizado por seus funcionários. Levando em conta que um “bikeboy” passa o dia inteiro em intensa atividade física e por isso tem necessidades especiais, a empresa criou um sistema de apoio e acompanhamento para garantir a saúde e qualidade de vida de seus entregadores.
São oferecidas informações sobre saúde, alimentação, cidadania, mecânica básica, legislação e direção defensiva. O manual de apoio aos funcionários fica disponível para download no blog da empresa. Todos os contratados são registrados e tem um limite de quilometragem para pedalar por dia. Antes de serem efetivados os bikers são submetidos a uma série de exames médicos para avaliar se tem condições de agüentar a rotina estafante das pedaladas.

Adote um Biker
Por enquanto a sede da Carbono Zero Courier fica na Rua Bela Cintra, região da avenida Paulista. Mas para que cada vez mais os “bikeboys” possam atender localidades mais distantes em menos tempo Rafael e Danilo tiveram uma idéia. Passaram a propor às empresas que elas adotem um biker.

É muito simples. Basta que os interessados disponibilizem um pequeno espaço físico onde o ciclista possa descansar as pernas, beber água e usar o banheiro. Enquanto estiver ali ele receberá chamados para entregas na região e poderá ser utilizado também pela empresa hospedeira, com desconto, é claro.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.