Consulta virtual: Saiba como encontrar informações confiáveis

Hoje em dia, é cada vez mais comum as pessoas fazerem “consultas médicas” pela internet. Usam grandes sites de pesquisa em busca de uma resposta para o que sentem. Mas especialistas alertam para os perigos do paciente tentar um diagnóstico por conta própria.

“Mais atrapalha que ajuda, mais assusta que informa”, opina o dr. Murilo Lima, especialista em Medicina do Sono. Um dos problemas é a falta de sites confiáveis para leigos. Já que, justamente por não ser especializado, o paciente pode acabar acreditando em informações falsas.

“A maioria das fontes online sobre doenças são sensacionalistas e exageradas”, garante o especialista.

divulgação
"Mais assusta que informa”
"Mais assusta que informa”

Consulta virtual

Mas isso não significa que toda e qualquer pesquisa online não seja válida. A recomendação do dr. Murilo Lima é o caminho inverso do que grande parte das pessoas faz: “O que melhor existe na internet sobre o assunto é direcionado para aqueles que já possuem um diagnóstico fechado, dado por médico, e que se interessam em se informar mais sobre a própria doença”.

Esse tipo de informação costuma ser achado com facilidade em sites de associações especializadas na doença. “Por exemplo, para um paciente que foi diagnosticado com esclerose múltipla, basta acessar www.abem.org.br, que é o site da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla. As informações lá contidas são excelentes e confiáveis; sendo que a grande maioria das doenças, principalmente as graves, progressivas e letais, possui esse tipo de associação, em quase todos os países do mundo”.

Para saber mais

Sem radicalismos, mas com atenção, podemos fazer consultas online também antes do diagnóstico do médico. Dr. Murilo Lima indica um site confiável para pesquisa leiga: ABC da Saúde, “Ele aborda as generalidades da maioria das doenças corriqueiras e pode, pelo menos, direcionar o paciente de uma forma responsável”.

Mais sites

Veja abaixo mais alguns sites indicados pelo médico:

Sociedade Brasileira de Hipertensão

Associação Nacional de Assistência ao Diabético

Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

Associação de Defesa da Saúde dos Fumantes

Sociedade Brasileira de Cefaléia