Rumos Música Infantil

Para comemorar o mês das crianças, o Itaú Cultural preparou uma programação musical especial, variada e totalmente voltada para os pequenos. Nos dias 12, 15 e 16 de outubro, sempre às 16h, a garotada vai se divertir ao som de cantigas populares, xote, música regional, samba, um pouquinho de rock, entre outros ritmos, em mais cinco apresentações dos artistas selecionados pelo programa de fomento Rumos Música, mantido pela instituição.

A programação infantil também será levada ao Auditório Ibirapuera, agora sob gestão do Itaú Cultural, com um grande show do Palavra Cantada, dia 12 de outubro, às 10h, para a Plateia Externa do Auditório. Brincadeiras Musicais é o show do novo CD da dupla, que leva para o palco as ideias que nortearam a coleção de 5 livros (com CD e DVD) contendo 80 brincadeiras musicais, desenvolvida por Paulo Tatit e Sandra Peres em parceria com a editora Melhoramentos.

No repertório, grandes sucessos da dupla, como Sopa e Criança Não Trabalha, além de várias canções inéditas, entre elas Tá Combinado e O Caramujo e a Saúva, compostas especialmente para o trabalho.

Confira os detalhes

dia 12

O palco do Itaú Cultural será tomado pelos cinco músicos do Maxixe Machine, de Curitiba (PR), com o show ABC do LáLáLá. O trabalho, que surgiu pouco depois de alguns integrantes se tornarem pais – e se inspirarem com a experiência – traz um repertório repleto de polkas, baladas, foxtrote, reggae, samba e uma dose de rock, entre outros ritmos.

dias 15 e 16

Sábado – Os  gaúchos do grupo Turma do Pé Quente apresentam o show Opereta Pé de Pilão. Cinco atores-músicos cantam e contam a história do menino que virou pato e de sua avó que foi enfeitiçada e perdeu seu encanto: o de nunca envelhecer. A apresentação, que mescla música, bonecos e teatro, busca mostrar ao público infantil uma das obras-primas do poeta brasileiro Mario Quintana  – Pé de Pilão – com músicas ao estilo das parlendas, adaptadas por Cláudio Levitan, Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil. A estreia aconteceu em 2006, durante as homenagens ao centenário do nascimento do poeta.

Domingo –  Pé No Terreiro sobe ao palco do Itaú Cultural. O grupo, que desde 2001 pesquisa as mais diversas manifestações culturais populares brasileiras, escolheu o Cacuriá como proposta de manter vivas as tradições da cultura maranhense, e atua no resgate, difusão, valorização e preservação de cada uma delas.

O Cacuriá une música, dança, versos e representação teatral em uma alegre brincadeira de roda. Atualmente, é peça fundamental no ciclo das festas juninas do Maranhão. Os versos cantados fazem alusão à natureza, às atividades diárias e fatos ocorridos durante a Festa do Divino Espírito Santo, em canções próprias e cantigas de domínio popular. Durante a apresentação do Pé no Terreiro, o público ainda é convidado a dançar e cantar junto com os integrantes.

Por Redação