“Devoração” da Cia. Oito Nova Dança

De 13 a 29 de agosto,  a Cia. Oito Nova Dança apresenta  “Devoração”, com direção e concepção de Lu Favoreto, no Teatro de Dança.

A companhia apresenta um  trabalho de criação integrando as diferentes linguagens: dança, teatro, música (ao vivo), artes plásticas, fotografia e literatura. Tem como fio condutor o corpo em movimento no intuito de experimentar a construção – composição no momento presente, estabelecendo a troca de informações e conhecimento.

“Devoração” é um olhar suspenso no tempo-espaço em busca de dois campos visuais contrapostos: de um lado a necessidade de comunicação projetada para o futuro, e de outro o movimento rastreado que se deixa ao caminhar para frente.  O retrovisor é uma metáfora dessa potência no homem.

A Cia. Oito Nova Dança tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e obra cênica. Para processar tal investigação a companhia adota uma abordagem corporal que tem como princípio técnicas somáticas fundamentadas principalmente nos métodos de Klauss Vianna e da fisioterapeuta francesa Marie Madeleine Béziers.

A Cia. Oito Nova Dança em sua passagem pelo Teatro de Dança ministrará três oficinas gratuitas, nos dias 14, 21 e 28 de agosto, das 15h às 18h, com os temas: “Antropofagia e estrutura Corporal em Movimento”, “Animalidade e humanidade – Corpo e movimento” e “Teoria e prática na investigação do movimento”.

Cia. Oito Nova Dança

Criada e dirigida por Lu Favoreto em 2000, a Cia. Oito Nova Dança reúne uma geração de artistas que optou pela pesquisa enquanto procedimento de criação e elaboração de seus produtos cênicos, que busca bases em uma práxis artística cênica nomeada “contemporânea”. Nessa designação, o conceito de “corpo cênico” passa a apresentar como traço principal exigências muito próprias em seu modo de trabalhar as práticas poéticas.

Por Redação