Sarau do Binho celebra arte e mobilização na periferia da zona sul

Encontro reúne simpatizantes da arte em diferentes pontos da zona sul

Por: Redação

Sarau do Binho – encontro poético tradicional que reúne artistas, músicos, agitadores culturais, professores e demais pessoas envolvidas na cultura popular-, continua sua articulação de iniciativas mesmo com os entraves burocráticos que tiraram o evento de sua sede original, que era na rua Doutor Avelino Lemos Junior, número 60, no bairro Campo Limpo, zona sul.

Agora, a reunião poética ganhou itinerância por diferentes pontos da zona sul da capital paulista. Entre eles está o Espaço Clariô de Teatro, localizado na R: Santa Luzia 96 – Vila Santa Luzia, Taboão da Serra, que recebe a celebração sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 21h. O sarau acontece também em outros dias e locais, você pode se informar antecipadamente sobre a agenda do sarau pelo site oficial do encontro.

Reportagem em quadrinhos feita por Alexandre De Maio e CarlosCarlos

Ao refletir sobre os respingos do evento na vida das pessoas que costumam comparecer, Binho diz que o microfone simboliza o ato de “colocar-se no mundo” e ressalta que um dos objetivos é inquietar os presentes para que estes despertem a sensibilidade que guardam dentro de si.

“Para mim, o Sarau do Binho é um momento para parar e refletir sobre como eu estou direcionando minha vida, as poesias me ajudam nesse norte”, explica o vídeo-ativista CarlosCarlos, que costuma frequentar o espaço.

Além ser um braço estendido para todas as artes, o ambiente também se torna uma ponte para a emancipação da mente, e a poesia se torna o pano de fundo onde as pessoas acabam criando laços afetivos. “A poesia também pede uma ação, as pessoas entendem isso e começam a se articular no nosso espaço”, diz Binho, organizador do Sarau.

O Sarau além das segundas-feiras

O sarau transcende aos encontros semanais e possui marcos memoráveis em seus oito anos de existência. Iniciativas já levaram formatos do sarau à escolas públicas, bibliotecas, acampamentos entre outros ambientes do bairro Campo Limpo.

Na foto acima, Binho, fundador do Sarau, concede entrevista
Na foto acima, Binho, fundador do Sarau, concede entrevista

Os livros, se lidos com sensibilidade, vestem novos olhos ao ser humano e reconfiguram a existência. Dentro deste viés sobre o poder dos livros, Binho criou a Bicicloteca, em que uma bicicleta carrega conhecimento e cultura aos corações dos moradores do bairro.