Grafiteiro Eduardo Kobra é um dos indicados ao Prêmio Cidadão Sustentável

Conheça um pouco mais da história e trabalho do grafiteiro Eduardo Kobra que hoje apresenta sua arte em Nova York e outras partes do mundo. Se você achar que ele deve receber o Prêmio Cidadão Sustentável, vote clicando aqui.

 O “Muro das Memórias” de Eduardo Kobra

Quem passar pela esquina das ruas Henrique Schaumann e Cardeal Arcoverde, em Pinheiros (zona oeste da capital paulista), vai ver ressurgir o velho bonde, lembrado apenas pelos moradores mais antigos de São Paulo. É a lembrança de um bairro ainda pacato que comemora, neste mês, 447 anos – a dificuldade de manter a memória foi o que levou um grafiteiro, autor do painel, a descobrir o prazer de conhecer a história paulistana. “Estou adorando fazer essa viagem pelo tempo e compartilhá-la com a cidade”, diz Eduardo Kobra.

Para se inspirar, Kobra saiu à procura de fotos antigas do largo de Pinheiros, com seus bondes, coreto, mulheres de sombrinha e homens trajados de terno. “Essa calmaria está há muito tempo enterrada.” Quem passar por ali agora vai ver um pouco desse passado em meio às obras do metrô e ao barulho do trânsito, quase sempre congestionado. Ao escolher o muro que ladeia a Igreja do Calvário, ele pretendeu fazer o contraste entre a tranqüilidade do bonde e a movimentação incessante dessa entrada de Pinheiros. “Queria que as pessoas sentissem, mesmo que por instantes, uma sensação de calma, de um ritmo mais humano”, conta ele.

Registrar a calmaria de uma São Paulo extinta há muito tempo faz parte de um projeto que Kobra batizou de “Muro das Memórias”, a ser espalhado pela cidade.

Grafiteiro desde os 11 anos de idade, Kobra se interessou em enveredar pela pintura de cenas do passado. Em 2005, caiu-lhe nas mãos um livro com fotos do porto de Santos na década de 1920. Resolveu fazer um teste em um muro da avenida Sumaré (em Perdizes, zona oeste), no qual retrata um grupo de trabalhadores com sacos nas costas abastecendo um navio. Preferiu fazer o painel em preto-e-branco, destoando do colorido berrante de seus grafites.

http://www.youtube.com/watch?v=Vio1Y5Imd4s

Alguns murais de Kobra espalhados pela cidade de São Paulo:

– Projeto Muro da Memória na av. 23 de maio, alt. do viaduto Tutoia (zona sul)

– O cubo mágico está no começo da av. Oscar Americano, no entroncamento próximo ao Jockey Club (zona oeste)

– Imigrantes italianos no início do século 20 (Muro da Memória) no viaduto Cidade Universitária, a 100 metros da praça Panamericana (sentido Pinheiros, zona oeste)

– Casa colorida “vintage” com temas circenses na esquina da r. Purpurina com a r. Fradique Coutinho, em frente à galeria Fortes Vilaça, na Vila Madalena (zona oeste)

– Mural Alex Vallauri, no muro da Igreja do Calvário, entre a av. Henrique Schaumann e a r. Cardeal Arcoverde, em Pinheiros (zona oeste)

Por Redação