Personalidades que abandonaram o carro

"65% dos paulistanos estão propensos a mudar suas residências para locais perto do trabalho e para a mesma porcentagem (65%), o trânsito é considerado o pior problema da cidade, a frente da poluição" (pesquisa de opinião pública, realizada pelo instituto Ipespe)

“Como Viver em São Paulo sem Carro”, livro de Leão Serva e Alexandre Lafer Frankel, conta a história de personalidades que não usam mais carros. A obra ainda reúne depoimentos de 12 paulistanos. Confira alguns deles. Escrito pelo jornalista Leão Serva, o guia conta também com imagens feitas pelo fotógrafo Claudio Edinger. Nas 81 páginas da publicação, além das histórias do célebres bikeiros e pedestres, o leitor poderá encontrar dicas de trajetos, lazer, cultura e gastronomia.

[tab:Milton Youg]

“Comecei a andar de bicicleta em 2010 após uma provocação do André Pasqualini (cicloativista), que me convidou para participar de um desafio na Semana Mundial Sem Carro –em setembro, quando pessoas usando várias modalidades de transportes saem do mesmo ponto, na Av. Berrini (zona sul) em direção à Prefeitura, no horário de pico. O André foi de bicicleta e eu, de helicóptero. Resultado: cheguei depois da bicicleta porque existe uma burocracia enorme para voar, além do congestionamento aéreo no horário das 18h30.”

Claudio Edinger
Radialista, âncora da Rádio CBN, diz que "A bicicleta agora faz parte da minha vida."
Radialista, âncora da Rádio CBN, diz que "A bicicleta agora faz parte da minha vida."

Jana Rosa

Jana Rosa, Raí, Maria Adelaide Amaral e Rita Lobo são alguns dos personagens que, declaradamente, evitam usar o carro para se locomover em São Paulo. As informações são de um guia inédito, lançado recentemente, que mostra por meio de relatos e experiências de algumas personalidades de destaque, como é possível vivenciar a cidade de São Paulo andando a pé ou de  bicicleta.

Claudio Edinger
“Acho gostoso pôr a mochila nas costas e ir a pé. Acho isso muito moderno.” (Jana Rosa)
“Acho gostoso pôr a mochila nas costas e ir a pé. Acho isso muito moderno.” (Jana Rosa)

“Como viver em São Paulo sem carro”, foi idealizado pelo empresário Alexandre Lafer Frankel, de 34 anos, que há alguns anos também abriu mão dos motores em sua locomoção. O livro conta a história de 12 personagens da cena paulistana que decidiram deixar o carro em casa e procurar maneiras alternativas de se locomover.

Sérgio Kalil

“Mostra até quantos minutos. Faço em menos. Tenho um passo rápido.”

Claudio Edinger
Sérgio Kalil faz seus trajetos andando
Sérgio Kalil faz seus trajetos andando

Por Redação