7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

Extensa programação acontece de 12 a 19 de julho em quatro complexos da cidade

reprodução
Premiado "Juan de Los Muertos" (Cuba/Espanha) é um dos destaques da programação

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (Festlatino) chega à sua sétima edição na próxima quinta-feira, 12, transformando mais uma vez a capital paulista num pólo de difusão da cinematografia recente da América Latina.

Durante oito dias, o público tem a oportunidade de conferir títulos inéditos no Brasil, produções premiadas em festivais e mostras temáticas, além de participar de debates com diretores e produtores na extensa programação dividida entre as salas do Memorial da América Latina, Cinesesc, Cinusp e Cinemateca Brasileira.

Ao todo, 75 filmes são exibidos com entrada Catraca Livre, incluindo curtas e longas-metragens. Entre os destaques estão o longa venezuelano “O Garoto Que Mente”, de Marité Ugas, “Porfírio”, do colombiano Alejandro Landes e O Circuito de Román”, do chileno Sebastián Brahm, todos lançados recentemente em grandes festivais internacionais (Toronto, Cannes e Berlim).

O longa-metragem mexicano “Um Mundo Secreto” é a atração de abertura de festival. A sessão acontece nesta quinta-feira, 12, às 21h, no Memorial da América Latina, com entrada Catraca Livre. O road movie teve participação festejada por público e crítica na mostra Generation do Festival de Berlim. Seu diretor, Gabriel Mariño, participa da sessão especial.

Nas abas abaixo, o Catraca Livre destaca três títulos presentes na programação.

Bonsai

Bonsai (Bonsái, Chile, Argentina, 85’, 2012, dir.: Cristián Jiménez) 

Dia 13 de julho, às 21h, no Memorial da América Latina

Dia 18 de julho, às 21h, no Cinesesc

Baseado no romance de estreia do escritor Alejandro Zambra, “Bonsai” é uma história de amor, de livros e de plantas, que transita entre ficção e recordações dos personagens Júlio e Emília.

O Mundo Secreto

O Mundo Secreto (Un Mundo Secreto, México, 93’, 2011, dir.: Gabriel Mariño)

Dia 12 de julho, às 21h, no Memorial da América Latina

Dia 16 de julho, às 19h, no Cinusp

Dia 19 de julho, às 19h, no Cinesesc

Aos 18 anos, María lutando para dar sentido à sua vida em na Cidade do México. No último dia de escola, embarca em uma épica viagem rodoviária, partindo do caos urbano para os desertos de Sinaloa e os vastos oceanos de La Paz.

O Garoto Que Mente

O Garoto Que Mente (El Chico Que Miente, Venezuela, Peru, Alemanha, 99’, 2011, dir.: Maritpe Ugás)

Dia 13 de julho, às 21h, no Cinesesc

Dia 15 de julho, às 19h, no Memorial da América Latina

O filme conta a história de um menino de 13 anos que inicia uma viagem pela costa da Venezuela. Para conseguir sobreviver, ele engana os outros reinventando repetidamente sua própria história na tragédia da avalanche. Mas pouco a pouco seu verdadeiro passado irá se revelando.

Por Redação