“Na Pele” mostra grupos que se comunicam pela Tatuagem

Exposição aborda a história, os desenhos e as técnicas da tatuagem no Brasil

O dinamarquês Lucky foi o pioneiro da tatuagem no Brasil
O dinamarquês Lucky foi o pioneiro da tatuagem no Brasil

Tão antiga quanto a própria humanidade, a prática de tatuar é uma arte milenar. Percorrendo este universo, a Galeria Olido recebe a exposição “Na Pele – Grupos que se Comunicam e se Identificam pela Tatuagem”, que acontece entre os dias 15 de agosto e 14 de dezembro, com entrada Catraca Livre.

Com curadoria de Ricardo Vidal, da Feel Filmes, e de Paulão Tatto, dono do estúdio Tatto Art e Café, a mostra conta a história da tatuagem no mundo e como ela se desenvolveu no Brasil.

Para explicar o percurso da cultura de marcar o corpo, o artista Markone apresenta uma linha do tempo feita em arte graffiti, que acompanha objetos como maquinas de tatuar e outras relíquias associadas a temática.

Além disso, o espaço reúne cerca de 20 fotografias de pessoas tatuadas, de personagens da mídia a profissionais da saúde.

Mostrando a expressão artística em terras tupiniquins, o evento conta também com a exibição do documentário “O Brasil Tatuado”. Dirigido por Sebastião Braga, o filme conta com testemunhos de renomados tatuadores como Markone , Polaco e Maurício Teodoro.

Os visitantes também podem interagir “tatuando” dois manequins instalados no local. Os riscos feitos à caneta serão fotografados e incorporados semanalmente à exposição. Do underground ao mainstream, a arte de estampar desenhos no corpo se espalham cada vez mais.

Confira algumas fotos na galeria abaixo:

Por Redação