O amor nos tempos de agora

“Sempre diga o que você sente. Faça o que você pensa…”.

O dono desta frase é, ninguém menos, que o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez. Gabo, para os mais românticos, é uma personalidade que elevou a palavra a um estado máximo de emoção, ao mesmo tempo em que sempre defendeu ferrenhamente o bom exercício do jornalismo.

Para levar a mensagem do autor aos profissionais de hoje em dia, além de prestar uma homenagem ao criador de obras como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, o Ministério da Cultura da Colômbia e a New Journalism Foundation, FNPI, criada pelo próprio Gabo na cidade de Cartagena das Indías, lançam este ano o concurso “ The Gabriel García Márquez Fellowship in Cultural Journalism”.

O projeto ocorre em janeiro de 2013 nas cidades de Cartagena e Barranquilha. Podem se inscrever jornalistas do mundo inteiro, com a condição básica de conhecerem e admirarem o trabalho de Márquez. O intuito do programa é repensar o próprio jornalismo cultural atual a partir da produção de matérias especiais sobre a cultura da Colômbia que o autor tratou em suas obras. Só que agora o olhar deve ser contemporâneo e diferenciado.

Serão selecionados no total vinte jornalistas, que posteriormente serão divididos em duas equipes de dez. O cronograma do concurso estabeleceu três semanas de estudos em grupo dedicadas a cada categoria do projeto. Começa com “Música”, segue para “Cultura Popular” e termina em “Literatura”.

Para estimular a criação de pautas, os eventos International Music Festival e Hay Festival in Cartagena, além de demais atividades populares que acontecem pelos locais que sediarão as atividades programadas. Inglês fluente é requisito obrigatório. Também é ideal que todas as reportagens produzidas sejam publicadas nas mídias locais de origem de cada participante.

O Ministério da Cultura da Colômbia financiará passagens, hospedagens, seguro de viagem, auxílio alimentação, materiais de estudo, além de liberar credenciais de imprensa para os selecionados.

Mais informações e instruções de candidatura, acesse aqui. Atenção: o site é em inglês.

Inscrições ate 2 de outubro. Divulgação de finalistas, dia 18 de outubro.

Por Redação