Os problemas na merenda de Isadora

Isadora Faber, de 13 anos, tem o Facebook como seu principal aliado para denunciar os problemas de sua escola

No começo deste ano, uma garotinha escocesa de 9 anos de idade, chamada Martha Payne, criou um blog para postar imagens da merenda oferecida em sua escola. Além das fotos, Payne também critica de forma sincera a qualidade da comida. O blog fez sucesso, Payne ficou conhecida no mundo todo e ganhou o apoio do chef Jamie Oliver, famoso por também ser ativista de causas relacionadas à cultura alimentar atual.

Payne inspirou muita gente, entre elas, outra garotinha. Isadora Faber, 13 anos, moradora da cidade de Florianópolis confirma.“Eu falava dos problemas da minha escola em casa e minha irmã mais velha me falou de uma menina que fez um blog sobre a merenda da escola dela. Pensei em fazer parecido”.

E fez. Isadora criou em julho de 2012 um perfil no Facebook intitulado “Diário de Classe”. Na página ela coloca imagens de problemas na infraestrutura de sua escola, como privadas sem tampas, porta sem maçaneta e fios desencapados. Além disso, a menina que quer seguir no Jornalismo quando crescer, também critica o sistema de aprovação automática e publica vídeos caseiros, nos quais explica quem é e o que tem feito.

“Minha escola não é a pior de todas, mas tem muitos problemas”, ela justifica sua atitude, que já conta com mais de 50 mil curtidores. São comentários variados, vindos de outras regiões do Brasil, contra e a favor. “Achei que iria chegar a umas 100 pessoas, não achei que fosse chegar nisso tudo”, confessa.

Mas apesar do grande número de acessos e uma súbita aparição na mídia, o “Diário de Classe” ainda desperta posturas contrárias a Isadora. “Meus amigos me apoiam, mas quando os professores perguntam, eles não assumem, por medo”, ela comenta, dizendo que já sofreu represarias de funcionários da escola e de alguns dos professores.

Confira os relatos de Isadora aqui.