Campanha de doação de sangue convoca população a doar antes dos feriados prolongados

Para evitar a falta de estoque nos bancos de sangue do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde convoca a população para doar sangue antes dos feriados prolongados que acontecem em novembro. O objetivo do programa é repor os estoques antes de tais temporadas chegarem, já que nessas épocas o número de doadores diminui devido a viagens e dias de descanso.

Para doar sangue alguns requisitos básicos são exigidos pelos hospitais e centros de doação. É preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Também é recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar. Mesmo que tenha se recuperado, recomenda-se aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

Quer ajudar? Confira a relação de todos os postos de doação no Estado de São Paulo e compareça ao posto mais próximo de sua casa.

Por Redação