Intercâmbio Brasil-Holanda aproxima grupos de teatro formados por jovens

Objetivo do projeto é transformar temas cotidianos e sociais dos jovens em performance teatral

A Companhia de Teatro Heliópolis, sediada na comunidade da Zona Sul de São Paulo, e o grupo do MC Theater, de Amsterdam, na Holanda, participam, entre outubro e dezembro, do projeto “Intercâmbio”, uma iniciativa que busca promover um encontro entre grupos de jovens brasileiros e holandeses que vivem em situação de risco social e buscam na arte a expressão de suas individualidades.

A Companhia de Teatro Heliópolis vai à Holanda encenar a peça, que começa a ser desenvolvida aqui

A proposta é criar, por meio de workshops e da criação de um espetáculo intitulado “A Hora Final”, um espaço de troca de experiências, interação e fortalecimento da identidade do elenco, por meio da cultura e educação.

A primeira fase ocorre em São Paulo, de 22 de outubro a 3 de novembro, com a realização de uma série de workshops coordenados por Mike van Alfen, diretor de criação do MC Theater, na Casa de Teatro Maria José de Carvalho – sede da Companhia de Teatro Heliópolis.

Após as palestras no Brasil, quatro jovens de Heliópolis serão selecionados para a segunda etapa do projeto, que acontece em Amsterdã, entre os dias 19 de novembro e 8 de dezembro.

As oficinas, denominadas “Final Hour 2.0”, têm o intuito de transformar temas sociais em performances teatrais, através de depoimentos do cotidiano dos participantes. Eles serão submetidos a uma situação fictícia de uma ou duas horas de vida restantes, onde terão de compartilhar seus últimos desejos, segredos e histórias. A partir dos resultados obtidos, o espetáculo “A Hora Final” será montado e encenado na capital holandesa.

Por Redação