“Apocalipscine”: mostra no Cinusp aborda “Fim do Mundo”

Última série de filmes deste ano traz desde clássicos como "A Hora Final", de 1959, até "Melancolia", lançado no ano passado

O filme “Donnie Darko” foi rodado em apenas 28 dias.
O filme “Donnie Darko” foi rodado em apenas 28 dias.

Vinte e um de dezembro e o mundo com data marcada para acabar. Calendário maia, Armagedom, Juízo Final, são muitos os termos e teorias que tentam “ilustrar” o fim da humanidade. No cinema, a humanidade já foi destruída e reconstruída muitas vezes.

Não faltaram, ao longo dos anos, pestes, meteoros, catástrofes climáticas e até invasões alienígenas para protagonizar tal acontecimento. Agora é a vez do Cinusp reunir as muitas formas de extinguira vida na Terra, durante a mostra gratuita Apocalipscine.

Com início em 3 de dezembro e, caso o mundo não acabe, duração atéo dia 21, a programação reúne desde clássicos como A Hora Final, dirigido por Stanley Kramer em 1959, passando por Donnie Darko, de 2001 – com o ator Jake Gyllenhaal, até Eu sou a Lenda, no qual Will Smith é o protagonista e Melancolia, do diretor Lars Von Trier.

Veja abaixo mais detalhes sobre alguns dos filmes que compõem a mostra:

A Hora Final

Datas: 17 e 19 de dezembro
Horários: 16h e 19h, respectivamente
Nome original: On The Beach
Informações técnicas: EUA, 1959, p&b, 35mm, 134’. Classificação – 14 anos.
Direção: Stanley Kramer
Sinopse: Depois que a radiação nuclear destruiu a maior parte do planeta na 3ª Guerra Mundia, a Austrália tornou-se o único lugar ainda habitável da Terra. Mas um submarino americano volta de uma missão de reconhecimento com a notícia da aproximação de uma nuvem de radiação letal que deve chegar ao continente em questão de semanas, forçando os residentes a se confrontar com a noção de que o fim está próximo. Indicado a dois prêmios Oscar (Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original), este clássico da Guerra Fria ganhou uma refilmagem para a televisão no ano 2000, dirigida por Russell Mulcahy.

Donnie Darko

Data: 20 de dezembro
Horário: 19h
Informações técnicas: EUA, 2001, cor, 35mm, 113’. Classificação – 14 anos.
Direção: Richard Kelly
Sinopse: Um adolescente sensível e introspectivo passa a ser atormentado por visões em que um coelho monstruoso afirma que o mundo acabará dentro de um mês. Quando a turbina de um avião cai bem no telhado de sua casa, quase o matando, ele começa a se questionar sobre sua sanidade mental e sobre a veracidade da profecia que lhe foi transmitida. Embora não tenha alcançado grande sucesso de bilheteria nos Estados Unidos e, em grande parte do mundo, tenha sido lançado diretamente em home vídeo, o filme se tornou desde então um dos maiores cult-movies do século XXI.

Eu sou a Lenda

Data: 11 de dezembro
Horário: 19h
Nome original: I am Legend
Informações técnicas: EUA, 2007, cor, 35mm, 101’. Classificação – 14 anos.
Direção: Francis Lawrence
Sinopse: Depois de um terrível vírus incurável, criado pelo homem, ter dizimado a população do mundo todo, um cientista brilhante que, sem saber como, é imune ao vírus percorre a cidade de Nova York há três anos, enviando mensagens de rádio na esperança de encontrar algum outro sobrevivente, enquanto enfrenta mutantes gerados pelo vírus, que se tornaram canibais agressivos. Adaptação do romance de ficção-científica homônimo de Richard Matheson, que também deu origem aos filmes Mortos que Matam (de 1964, também em exibição nesta mostra) e A Última Esperança da Terra (de 1971, também conhecido como The Omega Man).

Melancolia

Datas: 4 e 6 de dezembro
Horários: 16 e 19, respectivamente
Nome original: Melancholia
Informações técnicas: França/Dinamarca/Suécia/Alemanha, 2011, cor, 35mm, 136’. Classificação – 14 anos.
Direção: Lars Von Trier
Sinopse: A Terra está ameaçada com a aproximação do planeta Melancolia, astro que ficou escondido atrás do Sol por centenas de anos e agora ameaça se chocar com o nosso planeta, pondo um fim à humanidade. Diante dessa notícia, uma jovem recém-casada que fugiu do matrimônio refugia-se na casa de campo de sua família e entra em conflito com sua irmã por conta das diferentes posturas que elas adotam diante da situação. Vencedor do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, o filme é o mais recente da carreira do polêmico cineasta dinamarquês Lars Von Trier.

[tab:END]

A programação completa está no site do Cinusp.

Por Redação