Trilhas com os mestres no sertão baiano

Entre paredões, cânions, grutas e cachoeiras da Chapada Diamantina, comunidades tradicionais abrem as portas para visitantes

Por Camila Fróis, da Garupa

Poucas experiências na Chapada Diamantina são tão autênticas quanto terminar o dia curtindo um forró literalmente pé de serra na casa do mestre Aurino, o sanfoneiro mais famoso da Vila Remanso. Do seu quintal, a vista as montanhas do entorno fica ainda mais especial com a trilha sonora do anfitrião, mas esse é só o começo. Além de guardar tradições culturais africanas, o antigo quilombo onde vive Aurino fica às margens do rio Marimbuns, que forma uma espécie de oásis do sertão baiano, conhecido como mini-Pantanal. A área alagada é cercada de muito verde e visitada por uma diversidade impressionante de aves, que podem ser apreciadas em deliciosos passeios de caiaque.

A visita ao povoado é conduzida pelos guias comunitários da Grãos de Luz e Griô,  uma ong sediada na cidade de Lençóis, que aposta nas experiências turísticas como uma oportunidade para a troca de saberes. Por isso, além dos conhecidos atributos naturais da Chapada Diamantina famosa por seus cânions, cachoeiras e grutas, os roteiros oferecidos pela ong são marcados pelas visitas às roças, encontros com pescadores e conversas com quituteiras locais. São eles os chamados “mestres griôs”,  detentores dos saberes tradicionais de cada comunidade que devem ser repassados de geração para geração.

No Remanso, os visitantes guiados pela Grão de Luz alternam a rotina entre passeios a remo, trilhas na mata, banhos de piscina natural e oficinas como a de armadilha de pesca, produção de farinha e de xarope com ervas medicinais. E ainda sobra tempo para se render ao som da sanfona de oito baixos de Aurino. O pernoite é nas pousadas familiares, onde as histórias rolam soltas sob a luz das estrelas.

Além do roteiro do Remanso, a ONG Grão de Luz e Griô oferece outros três  roteiros em diferentes comunidades no entorno da cidade de Lençóis, porta de entrada da Chapada Diamantina.

Grão de Luz e Griô
Tel.: (75) 3334-1040
Site: acaogrio.org.br

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.