Oito maneiras simples de utilizar a água de maneira consciente

A falta de água já é uma realidade em São Paulo, mas infelizmente muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre a importância de economizar o recurso. Existem várias maneiras de evitar o desperdício e, ainda assim, ter uma vida perfeitamente normal utilizando apenas o necessário.

Existem algumas atitudes simples de economizar água que podem fazer toda diferença.

Confira abaixo!

1. Antes de lavar a louça, retire os resíduos de comida com esponja e sabão. Abra a torneira apenas para molhar os utensílios e depois, para enxaguar.

2. Junte bastante roupa para colocar na máquina ou no tanque de uma vez só. Quando não for possível, ajuste o nível de água que será utilizado.

3. Regue sempre as plantas com regador. No verão, prefira regar logo pela manhã ou à noite, pois a evaporação é menor. E no inverno, regue intercalando os dias.

4. Prefira varrer as calçadas com mais frequência do que lava. Toda vez que você usa a mangueira para tirar a sujeira, gasta 280 litros de água em 15 minutos!

LEIA TAMBÉM: Site colaborativo mapeia locais onde falta água em São Paulo

5. Tome banhos menos demorados. Isso reduz bastante a quantidade de água e também de energia que são gastas. Ou seja: são duas economias de uma só vez!

6. Sempre feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

7. Feche ou conserte todas as torneiras que estiverem gotejando. Apenas uma torneira pingando gasta até 46 litros de água por dia – chegando a 1.380 litros em um mês!

8. Evite usar a descarga para jogar papel higiênico ou cigarro. Cada vez que você aciona a válvula por seis segundos, de 6 a 10 litros de água vão embora.

Fonte: Konkero