A colonoscopia é fundamental na detecção precoce do câncer colorretal
saúde
O câncer colorretal é a 2ª causa de morte por câncer no mundo, segundo a OMS. Mata mais de 1 milhão por ano e é o 3º mais comum no Brasil, aponta o Inca.
saúde
Esse câncer afeta o cólon ou reto e pode iniciar como pólipos benignos. Sem tratamento, esses pólipos podem se tornar tumores malignos.
saúde
Predisposição genética, obesidade, sedentarismo, tabagismo e doenças inflamatórias intestinais aumentam o risco de câncer colorretal.
saúde
Estudo de Harvard aponta que o consumo de ultraprocessados e mudanças no estilo de vida aumentam casos de câncer colorretal em jovens.
saúde
Fique atento a: Sangue nas fezes Alterações intestinais Cólica abdominal Esses sintomas podem ser sinais iniciais do câncer colorretal.
saúde
A colonoscopia detecta alterações no intestino. Se necessário, o médico realiza biópsia para confirmar o diagnóstico.
saúde
O câncer colorretal é tratado com cirurgia para remover o tumor. Em casos avançados, quimioterapia e imunoterapia podem ser necessárias.
saúde
Reduza o risco com: Dieta rica em frutas e vegetais Menos carne vermelha Exercícios regulares Rastreio a partir dos 50 anos
saúde
Exames regulares ajudam a detectar o câncer colorretal em estágios iniciais, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.
saúde
Quer saber mais sobre os sintomas iniciais de intestino? Arrasta pra cima!