6 tipos diferentes de amor

A atividade cerebral é impactada de forma diferente, dependendo do objeto de amor da pessoa

saúde

Um estudo revelou que existem seis tipos diferentes de amor, cada um ativando o cérebro de forma única: romântico, parental, por amigos, por estranhos, por pets e pela natureza.

saúde

Publicado no Cerebral Cortex, o estudo usou ressonância magnética para medir a atividade cerebral de participantes enquanto refletiam sobre histórias relacionadas a esses tipos de amor.

saúde

Para avaliar o amor parental, os participantes eram estimulados a lembrar da primeira vez que viram seus filhos. Esse tipo de amor mostrou uma das ativações cerebrais mais intensas.

saúde

Todos os tipos de amor ativaram áreas semelhantes no cérebro, mas a intensidade variou. O amor parental foi o mais intenso, seguido pelo amor romântico, segundo os pesquisadores.

saúde

O amor pelos filhos ativou fortemente o sistema de recompensa cerebral, mais do que qualquer outro tipo de amor. Essa intensidade é exclusiva do amor parental.

saúde

O amor compassivo por estranhos ativou o cérebro de forma menos intensa do que o amor em relacionamentos próximos, mostrando ser menos gratificante.

saúde

O amor pela natureza acionou o sistema de recompensa do cérebro, enquanto o amor entre pessoas ativou áreas relacionadas à cognição social, destacando diferenças importantes.

saúde

Pensar em pets revelou diferenças no cérebro: donos de animais mostraram maior ativação em áreas associadas à conexão social em comparação com quem não possui pets.

saúde

O estudo concluiu que a atividade cerebral diante do amor é influenciada tanto pela proximidade do relacionamento quanto pelo objeto do amor, seja humano, animal ou natureza.

saúde

Quer saber mais sobre os 6 tipos diferentes de amor?   Arrasta pra cima!