Os sintomas do transtorno explosivo intermitente (TEI) podem ser percebidos na infância; veja suas causas, sintomas e formas de tratamento
saúde
O TEI é um distúrbio psiquiátrico marcado por explosões de raiva intensas diante de situações comuns, onde a maioria reagiria com irritação leve ou indiferença.
saúde
Eventos cotidianos podem levar a explosões agressivas, seguidas de arrependimento e tristeza, afetando relações pessoais, familiares e profissionais.
saúde
O TEI é reconhecido no DSM e ocorre com mais frequência em homens, podendo surgir ainda na infância, especialmente em ambientes violentos.
saúde
Sintomas incluem explosões verbais como gritos e xingamentos, agressões físicas, danos a objetos e culpa ou tristeza após os episódios de raiva.
saúde
O TEI pode estar ligado a outros transtornos como TDAH, ansiedade e depressão, além de fatores ambientais como violência doméstica ou bullying.
saúde
Embora compartilhem sintomas, TEI e TDDH têm critérios de diagnóstico diferentes. Ambos precisam de abordagens específicas para tratamento.
saúde
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é eficaz no controle do TEI, auxiliando no reconhecimento de gatilhos e controle de impulsos agressivos.
saúde
Antidepressivos e estabilizadores de humor podem ser indicados para reduzir a intensidade das explosões e ajudar no equilíbrio emocional.
saúde
Amigos e familiares devem entender que ataques de raiva não são intencionais. Apoio e incentivo à busca por tratamento são essenciais para a melhora.
saúde
Quer saber mais sobre o que é o transtorno explosivo intermitente? Arrasta pra cima!