Fumantes pesados podem levar um período mais longo para regenerar a saúde do coração, segundo estudo
saúde
Ex-fumantes com histórico pesado de fumo podem levar até 25 anos para recuperar totalmente a saúde cardiovascular, revela estudo da JAMA Network.
saúde
É quem fumou mais de um maço por dia por 8 anos ou mais. Esse grupo tem risco cardiovascular semelhante ao dos fumantes atuais.
saúde
Ex-fumantes de longa data continuam em alto risco de doenças cardiovasculares. Por isso, o tratamento deve ser planejado com cuidado.
saúde
Realizado na Coreia do Sul, o estudo incluiu fumantes, ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram. Dados foram coletados de 2006 a 2019.
saúde
Idade, sexo, IMC, pressão arterial e outros fatores foram considerados pelos pesquisadores ao avaliar os dados do tabagismo.
saúde
Fumar intensamente causa danos profundos nas artérias, elevando o risco de infarto, insuficiência cardíaca e outras doenças graves por décadas.
saúde
Quem fumou menos de 1 maço por dia por cerca de 8 anos pode ter o risco cardiovascular reduzido ao de não fumantes em até 10 anos após parar.
saúde
Quanto mais cedo a cessação, menores os danos ao sistema cardiovascular. A recuperação é mais rápida em casos de tabagismo leve.
saúde
Parar de fumar é o primeiro passo. Mas o acompanhamento médico contínuo é essencial para minimizar riscos e preservar a saúde cardiovascular.
saúde
Quer saber mais sobre o tempo que ex-fumantes levam para recuperar a saúde? Arrasta pra cima!