Site possibilita denúncias via internet

Cansados de ver os problemas da cidade e não saber para quem reclamar, um grupo de jovens lançou  o site Clique Denuncie. O portal é uma plataforma de denúncias online que abriu espaço para todo o tipo de problema que afeta a população e é de responsabilidade do governo.

O site atende desde problemas cotidianos como lotação na rede de transporte público e ruas esburacadas, até questões de maior abrangência como corrupção de governantes. As denúncias mais relevantes serão apuradas pela equipe do site, e podem virar textos jornalísticos, que vão ser disponibilizados na plataforma.

Brunno Marchetti
“O primeiro passo é criar a facilidade (para expor os problemas) e o segundo é criar uma rede” - Victor Sousa

“O site também pode ser uma fonte de pauta pra grande imprensa, ajudando a pressionar os órgãos públicos a resolver os problemas”, explica Victor Sousa, jornalista participante do projeto. “Inicialmente essa ideia iria para um concurso, mas decidimos que esse nós iríamos realizá-la por conta própria”, contou Dennis Marin, idealizador e responsável pelo site.

Para Marin, o principal objetivo é “promover o diálogo direto entre o denunciante e o órgão responsável, fazendo com que as denuncias cheguem nos locais certos”. Para isso, há espaço no próprio site para a entidade prestar esclarecimento ao cidadão.  Além de computar a denúncia a plataforma também oferece auxílio a quem não souber a quem enviar a reclamação. Segundo Victor Sousa, são mais de 200 órgãos governamentais listados.

Num primeiro momento o projeto foca mais o Estado de São Paulo, mas pretende abranger o todo território nacional.  “O primeiro passo é criar a facilidade [para expor os problemas] e o segundo é criar uma rede”, completa Sousa. O desenvolvimento começou há cerca de dois anos e atualmente o portal conta com uma equipe de quatro membros.