João Paulo Nogueira e Rodrigo Mendes são os vencedores do Prêmio Cidadão Sustentável
Conheça a trajetória dos vencedores da segunda edição do prêmio
A segunda edição o Prêmio Cidadão Sustentável conheceu os seus vencedores no último domingo, dia 25 de janeiro, em cerimônia realizada na Sala São Paulo. São eles: João Paulo Nogueira, idealizador do Programa Horas da Vida – e Rodrigo Mendes, responsável pelo desenvolvimento de projetos de inclusão a pessoas com mobilidade reduzida.
Saúde para todos
João Paulo é médico e fundador do projeto “Horas da Vida”. Realizado desde 2012, o programa social 0reúne profissionais de saúde dispostos a doar horas de atendimento a pacientes de baixa renda.
Sobre a conquista do prêmio, Nogueira ressalta a importância do reconhecimento alcançado pelo projeto. “Este reconhecimento é muito positivo para o nosso trabalho, principalmente, porque pode se tornar um exemplo para novas iniciativas”.
Além disso, o médico explica que a visibilidade do prêmio pode ser muito favorável para ações futuras do programa. “A premiação traz uma notoriedade maior ao nosso trabalho. E a responsabilidade aumenta com toda essa exposição. Por isso, a ideia é expandir e levar o projeto para outras regiões do Brasil”, revela.
Arte pela inclusão
Aos 18 anos, Rodrigo Mendes flertava com o sonho de ser médico. Vítima de um assalto, seus planos se perderam com a fatalidade do incidente que o deixou tetraplégico.Junto com o sonho, também perdeu os movimentos. Mas nada disso foi capaz de impedir que Rodrigo seguisse sua sorte, sua sina em ajudar pessoas.
Passados mais de 20 anos desde o acidente, atualmente, Rodrigo é responsável pela criação do Instituto que leva sue nome. Lá, promovem a inclusão através da arte e da educação, entre projetos de formação de educadores, além da troca de diferentes experiências.