Semana Verde estimula preservação da Mata Atlântica

Evento divulgado com a colaboração do programa Jovens Urbanos - iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec - em parceria com o site Catraca Livre - cujo objetivo visa o desenvolvimento de sensibilidades e o envolvimento reflexivo de jovens com os territórios da cidade

Considerada um dos mais importantes patrimônios naturais do Brasil, a mata atlântica já foi alvo de cobiça no passado tornando-se, inclusive, moeda de troca nos tempos de exploração portuguesa.  Hoje, cerca de 90% do território original encontra-se completamente destruído e, na busca pela sua preservação, o Instituto Anchieta Grajaú realiza I Semana Verde.

O evento, que acontece de 19 a 24 de setembro, reunirá uma programação recreativa e cultural com a missão de promover o desenvolvimento humano e local dos moradores do Grajaú, por meio de conceitos educativos, ações comunitárias e socioambientais. “Temos a intenção de mostrar para a população local que isso aqui pertence a todos eles”, ressalta Marco Aurélio Monteiro, coordenador do projeto.

Realizado pelo Instituto Anchieta Grajaú, a iniciativa surgiu em repúdio aos negativos episódios de queimadas e irregular dispensa de lixo na região ocorridos recentemente, com o propósito de ressaltar a importância da Mata Atlântica. O grupo atua no trabalho de preservação do território, de aproximadamente 220 mil metros quadrados, há mais de 15 anos. “Trata-se de um projeto de intensa dedicação, repleto de obstáculos, mas de suma importância para todo o planeta. Senão cuidarmos do pouco que restou, o que será desta diversificada fauna e flora nos próximos anos?”, indaga Monteiro.

Confira a programação completa na página do evento.